Uma nova espécie de cogumelo com potencial antibacteriano foi descoberta por cientistas em um parque nacional no Sul do Equador. De acordo com o estudo, o vegetal tem potencial antibacteriano, especialmente para inibir uma bactéria causadora de doenças como a diarreia, pneumonia e meningite.
Trata-se do Gloeocystidiellum lojanense, espécie de corticóide com potencial antibacteriano contra a Escherichia coli (E.coli), cujas infecções podem afetar o intestino, a bexiga, os rins e a corrente sanguínea.
Estiveram à frente da descoberta os cientistas do Instituto Nacional de Biodiversidade (Inabio) do Equador e das universidades Técnica Particular de Loja (TPL), do Equador, e das belgas de Lieja e Lovaina.
A espécie foi encontrada no setor de Cajanuma, no Parque Nacional Podocarpus, uma reserva de biodiversidade na província andina de Loja, Sul do país.
Considerado um dos países com mais diversidade do planeta, o Equador possui grande variedade de cogumelos que se destacam pelo potencial bioativo e pelas possíveis aplicações, sobretudo na área da saúde humana.