A atleta alagoana Esthefany Letícia de Assis da Silva, estudante da Escola Estadual Teotônio Vilela, em Maceió, conquistou a medalha de bronze na modalidade Wrestling (luta livre) nos Jogos Mundiais Escolares/Gymnasiade, que está sendo disputado na cidade Zlatibor, na Sérvia. Trata-se do maior evento de desporto escolar do mundo, realizado na cidade de Zlatibor, na Sérvia.
Representando não apenas Alagoas, mas também o Brasil, Esthefany se destacou entre atletas de diversos países, a exemplo da China, Azerbaijão e Ucrânia, e mostrou ao mundo a força e o talento da nova geração do esporte escolar brasileiro.
A alagoana conquistou a única medalha brasileira na modalidade Wrestling. Além de Esthefany, o Brasil conquistou medalhas na natação, ginástica artística e taekwondo.
A medalha de bronze é motivo de orgulho para o estado e para a Federação Alagoana de Esportes Colegiais (FAEC), que acompanha de perto a trajetória de atletas escolares e reforça, mais uma vez, seu compromisso com o fomento ao esporte desde a base.
“Esthefany é o exemplo vivo de como o esporte escolar transforma vidas e leva nossos estudantes a voos cada vez mais altos”, destacou Irã Cândido, presidente da FAEC. “Estamos muito felizes e orgulhosos com essa medalha, que representa o esforço dela, de seus professores, da escola e de todo o trabalho que vem sendo feito com dedicação e responsabilidade”.
O ISF U15 Gymnasiade é promovido pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF) e reúne os melhores atletas escolares do mundo, sendo uma verdadeira vitrine de talentos.
Segunda medalha
Esta é a segunda medalha dela nos Jogos Mundiais Escolares/Gymnasiade. Em 2023, quando a competição aconteceu no Rio de Janeiro, a atleta ganhou o bronze no estilo livre até 46kg, em disputas contra adversárias da China e dos Estados Unidos.
A garota treina desde os 11 anos de idade, quando ainda estudava na Escola Estadual Vitorino da Rocha. É uma das melhores atletas de Wrestling na categoria sub 15: em 2024, foi ouro no Alagoano de Wrestling, nos Jogos Estudantis de Alagoas (Jeal) e nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs); em 2023 conquistou um bronze e uma prata no JEBs.
Orgulho
A conquista de Esthefany foi celebrada por seus professores. Roberto Amorim, técnico que descobriu e lapidou seu talento, destaca o potencial da adolescente.
“Estamos muito felizes. A Esthefany é uma prova viva de um sonho realizado, uma história que começou a ser escrita em uma competição de alto nível com atletas do mundo todo e extremamente preparados. E, neste cenário, brilhou a Esthefany. Parabenizo-a pelo seu esforço e dedicação”, diz Roberto.
Diretor da Escola Estadual Teotônio Vilela, Emerson Paes diz que a medalha de Esthefany é um orgulho para toda a comunidade escolar.
“Ela levou Alagoas e a escola pública para o pódio de uma competição internacional. O seu exemplo e as suas conquistas são um estímulo para os demais estudantes se interessarem ainda mais pela prática esportiva e pelas atividades escolares como um todo, visto que ela integra a nossa eletiva de wrestling”, celebra Emerson.