Mais de 100 animais já foram resgatados na Ucrânia, em meio à guerra, pela equipe de voluntários montada pelo polonês Konrad Kuzminski, ativista em defesa dos direitos animais. São cães, gatos, hamsters, dentre outros, que, uma vez resgatados, recebem os primeiros cuidados e são enviados para a Polônia, onde passam por reabilitação.
A equipe liderada por Konrad Kuzminski conseguiu atravessar a fronteira e chegar à Ucrânia para ajudar animais deixados para trás por seus tutores. Os bichos sofrem, principalmente, com a fome e ferimentos provocados pelos estilhaços dos bombardeios.
“Estivemos envolvidos em muitas missões de resgate por lá, resgatando animais que nos falaram ou que foram levados para abrigos. Muitos deles estão mal, estão doentes, famintos ou com membros quebrados. Resgatamos todos os animais que encontramos e os trazemos de volta ao nosso abrigo para serem cuidados”, disse em entrevista ao Daily Mail.
Segundo o site a Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda), a Polônia foi o primeiro país a flexibilizar as normas que permitem a entrada de animais sem exigência de documentações rigorosas, o que facilitou a atuação do ativista.
“Recebemos centenas de chamadas para ajudar as pessoas com seus animais, algumas pessoas os trazem, mas outras não podem e não querem abandonar seus animais domésticos, então entram em contato conosco”.
Com informações da Anda