Estudantes da Rede Sesi de Alagoas, Renata Porto da Silva, Anita Araújo de Almeida e Ariana Serpa Tomaz foram selecionadas para participar do Dean’s List, um dos prêmios mais prestigiados da competição internacional FIRST Robotics Competition, que acontece de 16 a 20 de abril, em Houston, nos Estados Unidos.
Elas conquistaram a vaga durante o Festival Sesi de Robótica, realizado em março, em Brasília-DF, e agora vão representar o Brasil ao lado de outros dois estudantes brasileiros.
A viagem conta com o acompanhamento da treinadora Gabriela Toledo e do coordenador de Robótica do Sesi Alagoas, Eduardo Monteiro. Anita é aluna da Escola Sesi Centro, enquanto Ariana e Renata estudam no Sesi Senai Benedito Bentes.
Para Anita, a oportunidade é a realização de um sonho.
“As minhas expectativas estão altíssimas. Participar de um campeonato nacional já foi grandioso. O internacional é um sonho. Espero que essa experiência me ajude no presente e também no futuro, para entrar numa faculdade ou no mercado de trabalho”, diz.
Ela explica que, para chegar ao Mundial, passou por um processo seletivo rigoroso.
“Começou com a elaboração de uma carta com sete perguntas sobre os projetos que desenvolvi, minhas habilidades e experiências dentro da FIRST. Depois, fiz uma entrevista com os juízes para compartilhar o que produzi durante a temporada”, detalha.
Ariana também destaca a emoção de estar em um evento dessa magnitude. “Uma das coisas mais incríveis será conhecer Dean Kamen, fundador da FIRST. Ele transforma vidas, inclusive a minha. É muito gratificante poder conhecê-lo pessoalmente”, revela.
Renata compartilha a empolgação. “Minha maior expectativa é conhecer pessoas e equipes do mundo todo. Houston sempre foi um sonho pra mim. Estou ansiosa para o grande almoço com os finalistas. Vai ser um evento inesquecível”, afirma.
Sentimento
A treinadora Gabriela Toledo reforça o sentimento do grupo.
“Estamos muito animados. Elas conquistaram essa vaga com muita garra e dedicação. A experiência internacional vai deixar um legado enorme. Além de competir, vamos trocar aprendizados com equipes do mundo todo. Vai ser riquíssimo”.
A diretora da Escola Sesi Centro, Alessandra Damacena, também celebrou a conquista.
“É um orgulho imenso. Essas estudantes representam o que a nossa metodologia promove: protagonismo, liderança e preparação para o futuro. Elas mostram que é possível sonhar alto e conquistar”.
O Dean’s List reconhece estudantes que demonstram liderança, impacto comunitário e paixão pelos valores da FIRST. Mais do que uma premiação, é uma porta de entrada para universidades internacionais que buscam jovens com esse perfil.