A Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com lideranças religiosas de matriz africana, realiza, nesta quarta-feira (01), o Xangô Rezado Alto, em celebração à cultura, à força e à resiliência do povo negro. O evento está marcado para começar a partir das 14 horas, no centro de Maceió.
A concentração para a saída do cortejo será na Praça da Igreja da Catedral e seguirá até a Praça Deodoro, onde acontecerão os shows musicais.
No Centro de Maceió, será montada uma tenda em frente à Loja Imperador, com apresentações de grupos de capoeira. Já na Praça Palmares e também na Praça Deodoro, serão montados estandes de afroempreendedores do Coletivo Nosso Ilê, com artesanato e gastronomia.
O Xangô Rezado Alto é uma celebração para que não se esqueça o Quebra de Xangô, fato lamentável de intolerância religiosa ocorrido em 02 de fevereiro de 1912. Episódio violento que destruiu diversas casas religiosas em Maceió.
Os organizadores reforçam que esta é uma oportunidade para celebrar a resistência da cultura afro e fortalecer a comunidade negra não só na capital alagoana, como em todo o Brasil. É uma celebração da história, da cultura e da espiritualidade de um povo que, apesar das adversidades, mantém viva sua tradição e sua fé.
Confira a programação completa: