Maceió, AL

30°C
Clear sky

Vans adaptadas garantem transporte aos usuários do Centro de Reabilitação

Veículos disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde colaboram para manutenção da assiduidade dos pacientes
Atualmente, os veículos contemplam tanto os usuários da parte alta quanto da parte baixa da cidade (foto: Victor Vercant/Ascom SMS)

A utilização de veículos adaptados para o transporte dos usuários do Centro Especializado em Reabilitação (CER III) do PAM Salgadinho, em Maceió, tem colaborado para a manutenção da assiduidade dos pacientes ao tratamento.

A assistente social do CER III, Geovania Pereira, destaca a importância dessas vans para o processo de reabilitação dos usuários, cuja deficiência interfere em sua mobilidade e no uso de forma autônoma dos meios de transporte convencionais.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


“O transporte tem se mostrado fundamental para a manutenção da assiduidade dos pacientes, algo que interfere diretamente na evolução do tratamento. Por isso, é muito importante garantir essa locomoção a eles por meio dos carros adaptados”, afirmou a assistente social.

“Muitas mães relatavam que seus filhos ficavam mais agitados quando utilizavam o ônibus coletivo, mas na van adaptada o trajeto acaba sendo mais tranquilo e confortável, tanto para o cadeirante quanto para o acompanhante”, completou.

O CER III do PAM Salgadinho é voltado ao atendimento especializado de pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação, com o objetivo de desenvolver o potencial físico e psicossocial destes usuários. A unidade dispõe de dois veículos adaptados, disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Atualmente, os veículos contemplam tanto usuários da parte alta quanto da parte baixa da cidade, sendo uma média de 40 pacientes beneficiados com o serviço.

Contínuo

O coordenador-geral de Transportes da SMS, José Santana Neto, ressalta que o serviço de transporte oferecido aos usuários do CER acontece de forma contínua.

“As vans atendem maceioenses da parte alta e baixa da cidade. O motorista vai até a residência do paciente e o leva, junto ao acompanhante, diretamente ao Centro Especializado em Reabilitação. Terminando o atendimento na unidade, o motorista deixa o paciente em casa novamente. O serviço de transporte é contínuo, enquanto o paciente for atendido aqui no CER o carro será sempre disponibilizado”, explica.

PUBLICIDADE