Maceió, AL

30°C
Clear sky

Técnicas do CadÚnico Maceió integram força-tarefa federal no Rio Grande do Sul

Elas embarcaram nesta segunda (3) para um treinamento em Brasília e de lá seguirão à cidade de Novo Hamburgo (RS)
Técnicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) momentos antes do embarque, no Aeroporto Zumbi dos Palmares (foto: Clara Vieira)

Entrevistadoras sociais do Cadastro Único (CadÚnico) de Maceió vão integrar a força-tarefa do Governo Federal para apoiar as ações do CadÚnico no Rio Grande do Sul. As técnicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) embarcaram nesta segunda-feira (3) para um treinamento em Brasília (DF) e de lá seguirão para cidade de Novo Hamburgo, região metropolitana de Porto Alegre.

A força-tarefa está sendo organizada pela Secretaria de Avaliação, Gestão da Informação e Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (SAGUCAD/MDS) para apoiar os municípios afetados pelas enchentes, que estão em situação de calamidade e emergência pública no Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Segundo dados do MDS, com a enchente, a área de Assistência Social também foi bastante afetada – os equipamentos socioassistenciais, materiais permanentes, a infraestrutura, mas principalmente os profissionais, que estão enfrentando um elevado nível de cansaço e fadiga.

E o esforço contínuo para atender a uma demanda crescente, combinado com as condições adversas, tem resultado no adoecimento de muitos trabalhadores.

As equipes do CadÚnico de vários estados irão dar apoio a esses profissionais e garantir também a proteção social às famílias em maior vulnerabilidade social no Rio Grande do Sul.

Experiência

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, foram escolhidos os mais experientes profissionais do Cadastro Único Maceió para compor a força-tarefa.

“Foram convocados cinco, mas temos mais técnicos qualificados para atuar nesse tipo de situação emergencial. Nossas profissionais irão com um espírito acolhedor para apoiar os trabalhadores do SUAS e as famílias, que estão precisando da Assistência Social nesse período de muitas perdas para eles”, destacou.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE