Uma tartaruga marinha, da espécie Oliva (Lepidochelys olivacea), foi vista desovando na Praia de Cruz das Almas, em Maceió, na noite dessa quinta-feira (2). O registro em vídeo foi feito pelo Instituto Biota, após o acionamento feito pela população.
Os técnicos da organização não-governamental fizeram a medição e a identificação da fêmea e a tartaruga voltou ao mar, após a deposição dos ovos, para alegria dos que presenciavam a cena.
“Esperamos ter muitos registros como esse ao longo dos próximos meses! Agradecemos a população que nos informou sobre essa ocorrência!”, escreveu o Instituto Biota, em seu perfil no Instagram.
Embora a temporada de desova das tartarugas marinhas tenha início em setembro e se estenda até março do ano seguinte, o primeiro registro no litoral alagoano ocorreu na noite de 23 agosto, na praia de Jatiúca, em Maceió.
A maioria dos registros (cerca de 40%) ocorre no município de Maceió, especialmente na praia do Mirante da Sereia, onde estão concentradas cerca de 64% das desovas da capital.
Ações
A organização não-governamental, fundada em 2009, desenvolve ações de resgate, manejo, pesquisa, sensibilização ambiental e políticas públicas para a conservação marinha.
“O que pedimos é que a população nunca interaja com o animal e nos ligue imediatamente. Vamos avaliar caso a caso e se a desova estiver em risco, mudamos de lugar, mas essa é a última opção”, explica o presidente do Instituto Biota, Bruno Stefanis.
O Instituto Biota por ser acionado pelos números: (82) 99115-2944 – Whatsapp / (82) 99115-5516 / (82) 98815-0444.