Maceioenses e turistas se reuniram, nesse sábado (14), para confraternizar e assistir ao eclipse anular do sol, no evento Tardezinha Massayó, na orla de Ponta Verde. No espaço Maceió é Massa, montado pela Prefeitura, o público curtiu o fenômeno astronômico ao som do DJ Alex e da cantora Kel Monalisa.
Além do espaço Maceió é Massa, famílias e amigos também se reuniram em vários pontos da cidade, como no mirante da Santa Amélia, onde fica instalado o Balanço Gigante, e no mirante Santa Terezinha, no bairro do Farol.
Os eventos promovidos pela Prefeitura movimentam a cidade e impulsionam o turismo, colocando-a no ranking de destinos mais procurados, proporcionando giro econômico.
Pela primeira vez em Maceió, os turistas de Cuiabá (MT), Selma Arruda e Jones Viegas, escolheram a capital para assistir ao eclipse anular.
“Sou apaixonada por astronomia, a gente estava escolhendo o destino e vimos que a visibilidade aqui seria ótima. Estamos aqui há quatro dias, gostamos da cidade, das paisagens e pensamos até em morar aqui” diz Selma.
Ivaldo Neto e Silmara Dayane foram equipados com a lente de soldador, número 14, para curtir a programação com segurança.
“Tá sendo muito interessante essa experiência, compramos a lente e grudamos no papelão, foi bem rápido para fazer. Estava esperando há muito tempo por isso, já havíamos compartilhado publicações e agora estou super ansiosa”, afirma Silmara.
O presidente da Fundação de Ação Cultural (FMAC), Myriel Neto, afirma que o intuito era aproveitar o momento do eclipse anular para oferecer aos maceioenses uma programação especial.
“Foi um momento de pura alegria, celebração entre famílias e amigos, clima perfeito para eternizar boas lembranças.”
Ambulantes
Myriel complementa que além de promover o bem-estar, a Tardezinha Massayó também incentivou o mercado com um lucro para os ambulantes.
Juliana Fontes foi uma das beneficiadas. Ela é ambulante há quatro anos e sempre está presente nas programações da Prefeitura de Maceió.
“Está sendo ótimo, esse evento é mais um meio para levar o pão para nossa mesa. Graças a Deus eu consigo repor os materiais e colocar a alimentação em casa. Que venham mais e mais”, comemora Juliana.
Próximo eclipse
No Brasil, o eclipse anular ocorreu em cidades localizadas no Norte e Nordeste: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Rio Grande do Norte e Pernambuco. No restante do país, o fenômeno foi parcial.
O último eclipse anular do sol aconteceu em junho de 2021, mas não foi visível no Brasil. E o próximo vai ocorrer em 2 de outubro de 2024, também sem poder ser observado por aqui.
No Brasil, o fenômeno só vai voltar a ser visível no dia 6 de fevereiro de 2027 e, mesmo assim, apenas de forma completa no Rio Grande do Sul.
Com Secom Maceió e Agência Brasil