Maceió, AL

30°C
Clear sky

Sorriso de Plantão lança documentário no Arte Pajuçara, nesta terça (19)

Produção narra a trajetória do grupo, que celebra 21 anos de história e atua levando alegria ao ambiente hospitalar
Desde a sua criação, mais de mil estudantes de diversos tipos de graduação passaram pelo Sorriso de Plantão (foto: Ascom Uncisal)

O projeto Sorriso de Plantão lança, nesta terça-feira (19), no Centro Cultural Arte Pajuçara, em sessão exclusiva para convidados, o documentário que narra a trajetória do grupo, que celebra 21 anos de história.

As gravações do documentário tiveram início em março deste ano, com a coleta de depoimentos de personagens que marcaram a história do grupo. O lançamento oficial do filme acontece no dia 26 de setembro, às 19h, no Auditório da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).

PUBLICIDADE


O Sorriso de Plantão surgiu em 2002, iniciado por um grupo de estudantes  de Medicina da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A iniciativa foi inspirada no grupo Doutores da Alegria. Em 2008, após parceria com a Uncisal, o projeto tem atuação reforçada e ganha novos participantes e maior estrutura logística e financeira.

Desde a sua criação, mais de mil estudantes de diversos tipos de graduação passaram pelo Sorriso de Plantão. A proposta do grupo é levar alegria ao ambiente hospitalar, contribuindo para o bem-estar e para a saúde dos pacientes.

Por outro lado, o projeto tem se tornado referência dentro da universidade, com produções acadêmicas, apresentações em congressos nacionais e internacionais, além de publicações em veículos de impacto científico.

Atuação

Atualmente, o Sorriso de Plantão está presente no Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA), no Hospital Geral do Estado (HGE), no Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), no Hospital Santa Casa – Unidade Farol, no Hospital da Criança e no Hospital Metropolitano.

Os trabalhos são coordenados pela professora Maria Rosa e orientados pelo professor Cláudio Soriano.

Para participar do projeto é necessário ser estudante universitário e cursar entre o primeiro e o penúltimo ano do curso de qualquer área de formação, em qualquer instituição educacional.

A seleção ocorre anualmente em três fases: prova escrita, apresentação artística e entrevista com a coordenação do curso e integrantes.

LEIA TAMBÉM: Sorriso de Plantão leva alegria a 5 hospitais na Festa das Crianças