O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra de Andrade, inaugurou, nesta sexta-feira (26), o Polo Multissetorial do Senai, o mais novo equipamento de Educação Profissional do Sistema Fiea. Instalado no Benedito Bentes, o equipamento é a mais nova unidade do Centro de Educação e Tecnologia Sesi Senai Alagoas.
O Centro, que já abriga desde o aluno da 6ª série do Ensino Fundamental, passando pelo Novo Ensino Médio na Escola Sesi de Referência, agora está completo com a inauguração do Polo Multissetorial, onde estão disponibilizados espaços multifuncionais para cursos nas áreas de Eletroeletrônica, Automotiva, Moda, Tecnologia da Informação, Gestão, Logística, Meio Ambiente e Construção Civil.
No local, também funcionará um laboratório do programa Oxetech, da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
“Estamos garantindo conhecimento completo para a formação dos jovens do Benedito Bentes e arredores. Esse é o compromisso do Sistema Indústria”, disse o empresário José Carlos Lyra de Andrade, no discurso de inauguração do Polo Multissetorial.
Lyra afirmou ainda que a formação profissional deve ser um projeto contínuo, pois, como garantidora de quase 10 milhões de postos de trabalho formais, a Indústria brasileira precisa de mão de obra qualificada.
Agradecendo as parcerias com os poderes públicos, José Carlos Lyra destacou o compromisso dos colaboradores do Sistema Fiea, que trabalharam para fazer do novo prédio do Senai no Benedito Bentes uma realidade.
“Esse novo prédio é um marco porque assistimos, constantemente, a uma grande transformação do mercado de trabalho. Profissões tidas como eternas sumiram e outras surgiram, exigindo novas abordagens para a formação profissional. O Senai acompanha essas mudanças, pois trabalha há mais de 80 anos para levar mão de obra qualificada para a Indústria brasileira”, declarou.
Cadeia produtiva
O líder empresarial encerrou seu discurso afirmando que, do Centro de Educação e Tecnologia Sesi Senai do Benedito Bentes sairão profissionais capazes de garantir o funcionamento de empresas de todos os portes e dos negócios da cadeia produtiva dos mais diversos segmentos industriais.
“Sabemos que a educação transforma e que a educação profissional é um fator decisivo para a produtividade industrial. Por isso, eu encerro minha fala expressando meu desejo de que o novo Senai Benedito Bentes cumpra dignamente nosso importante papel na sociedade”, concluiu José Carlos Lyra.
Participaram da inauguração o vice-presidente da Fiea, José da Silva Nogueira Filho; o diretor regional do Senai, Carlos Alberto Paes; a diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai, Cristina Suruagy; a secretária municipal de Educação, Jó Pereira; o secretário de Estado da Educação e Tecnologia, Silvio Bulhões; os vereadores Brivaldo Marques e Chico Filho, dentre outras autoridades.