A primavera tem início no próximo domingo (22) e para saudar a estação mais florida do ano, o Maceió Shopping recebe o “Seu Dia Pede Flores”. Promovido pelo Sebrae Alagoas, o evento acontece de de 21 a 29 de setembro.
Trata-se de uma boa oportunidade para empresários, interessados pelo segmento e o público em geral explorarem tendências, inovações e palestras no segmento de plantas ornamentais.
A participação é gratuita e a abertura oficial será no sábado (21), às 18 horas, com uma palestra do consultor Jab Pasollini, especialista na área. De segunda a sábado, o horário será das 10h às 22h e das 13 às 21h, no domingo.
O evento contará com estandes de produtos ligados a empresas parceiros do Sebrae, oferecendo uma vitrine diversificada de flores, plantas e acessórios relacionados, além de uma plataforma de aprendizado e troca de experiências.
Os participantes terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades, expandir suas redes de contato e acessar novos mercados. Com uma arena para conhecimento, o público poderá participar de palestras e demonstrações práticas sobre técnicas de cultivo, inovação e práticas sustentáveis, para fomentar o empreendedorismo no setor.
“A proposta dessas práticas é desmitificar a complexidade do cultivo, mostrando que é algo acessível para todos, inclusive para quem deseja praticar em casa”, destaca Débora Medeiros, analista do Sebrae Alagoas.
O público-alvo do evento inclui empreendedores do setor de plantas e flores, proprietários e gestores de pequenas empresas, paisagistas, amantes da jardinagem e famílias interessadas em decoração e cultivo de plantas.
“As palestras não são exclusivas para profissionais do setor, mas também para aqueles que estão interessados em começar a empreender, oferecendo dicas valiosas para todos”, completa.
Crescimento
O mercado de plantas e flores tem apresentado um crescimento expressivo no Brasil. De acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), o setor movimenta cerca de R$ 8,7 bilhões por ano.
A Associação Brasileira de Comércio de Sementes e Mudas (ABCSEM) aponta que o mercado de plantas ornamentais tem crescido cerca de 10% ao ano, impulsionado pela busca por práticas sustentáveis e o bem-estar promovido pelo cultivo de plantas, tendência que ganhou força durante a pandemia.