Cerca de 800 estudantes de seis escolas municipais de Maceió participaram, nesta terça-feira (26), de um momento extracurricular de lazer e educação ambiental na unidade do Sesc, localizada no bairro de Guaxuma.
A ação faz parte do projeto Sesc Comunidade, em parceria com o Instituto Biota e o Sesc Alagoas, e tem o objetivo de promover atividades educativas que abordem saúde, cidadania, alimentação saudável e a preservação ambiental. O projeto segue até esta quinta (28).
Foram realizadas oficinas culturais, exposição de animais marinhos, atividades de pintura em ecobags, confecção de jogos e objetos com garrafa pet e brincadeiras da infância, como amarelinha, feita com materiais recicláveis.
Houve também palestras educativas sobre a importância da conservação do meio ambiente.
Segundo Ivalda Gusmão, técnica do setor de arte e cultura da Secretaria Municipal de Educação (Semed), o momento foi de parceria e aprendizado por meio das atividades lúdicas.
“É lindo ver todos brincando, se divertindo, descobrindo cores. É um momento pedagógico, educativo. É uma oportunidade de discutir sobre a vida marinha. Esta é uma oportunidade dos nossos pequenos conhecerem de forma prática o que veem em sala de aula”, disse Ivalda.
Aprendizado
Para as estudantes Laila Eduarda Ferreira, de 10 anos, da Escola Corintho da Paz, e Enily Vitória dos Santos, de 11 anos, da Escola Manoel Pedro dos Santos, participar das atividades possibilitou muito aprendizado, além de diversão.
“Aprendi como é bom se divertir, aprendi muita coisa sobre tartarugas, brinquei demais. Tudo muito bonito”, contou Laila.
“Estou achando bem legal, criativo e divertido. A pessoa pode fazer arte e se divertir bastante. Eu já pintei uma bolsa, com tinta guache, e agora vou fazer uma tartaruga. Vi que a gente consegue aprender se divertindo, e também a cuidar do meio ambiente. Devemos ajudar o nosso planeta, pois está precisando muito”, destacou a pequena Enily.
A analista em saúde do Sesc Alagoas, Aline Sampaio, enfatizou a relevância da parceria entre a Semed e a instituição.
“Com certeza essa interação e essa parceria são muito prazerosas para as crianças porque oferecemos algo diferente. Essas crianças conseguem interagir com outras temáticas, além do que são tratadas na escola”.