Maceió, AL

30°C
Clear sky

Santos Dumont recebe investimentos em infraestrutura urbana e saúde

JHC assinou ordem de serviço para pavimentação de 18 ruas e inaugurou Unidade de Saúde
JHC assina ordem de serviço para pavimentação de 18 ruas no Santos Dumont (foto: Itawi Albuquerque)

O prefeito JHC assinou, nessa quinta-feira (18), a ordem de serviço para pavimentação e drenagem de 18 ruas no Santos Dumont, parte alta de Maceió. O investimento é de R$15,2 milhões.

No mesmo bairro, ele também inaugurou a Unidade de Saúde Familiar Dr. João Macário de Omena Filho, que vai beneficiar mais de 30 mil pessoas na região com mais de R$ 1,4 milhão em recursos investidos.

PUBLICIDADE


De acordo com a Prefeitura de Maceió, o investimento em pavimentação faz parte de um amplo projeto que, em 2023, contemplou 60 ruas em 18 bairros da capital, com recapeamento e implantação asfáltica.

JHC destacou que ruas pavimentadas em áreas como São Jorge, Benedito Bentes, Cidade Universitária e outros, demonstram o compromisso da gestão municipal com a infraestrutura urbana.

“Estamos aqui mais uma vez na parte alta, no Santos Dumont, para anunciar mais de 15 milhões de reais de investimentos. Serão 18 ruas pavimentadas, avenidas inteiras que, infelizmente, viviam num abandono e no descaso. Toda essa região será valorizada, vamos trazer mais dignidade e tirar as pessoas da doença, da lama, da poeira. Esse é o nosso compromisso”, destacou o prefeito.

JHC ressaltou ainda o compromisso da gestão com a parte alta da cidade.

“Já são 341 ruas pavimentadas, 277 delas aqui na parte alta e a gente fica muito feliz, os investimentos chegando onde mais precisa. Oitenta por cento estão aqui na parte alta, enquanto uns falam, outros trabalham”, afirmou JHC.

Saúde

Entregue nessa quinta-feira, a Unidade de Saúde Familiar Dr. João Macário de Omena Filho passa a ser a vigésima terceira a funcionar como Corujão da Saúde, em horário estendido das 7h às 21h.

Com capacidade para realizar 300 atendimentos por dia e 6 mil atendimentos mensais, o modelo é misto, abrangendo demanda espontânea e equipes do Programa de Saúde da Família (PSF).

A equipe da unidade é composta por profissionais capacitados, incluindo médicos clínicos, ginecologistas, pediatras, generalistas, psicólogos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, dentistas, auxiliares de saúde bucal e assistentes administrativos.

Unidade de Saúde Familiar Dr. João Macário de Omena Filho passa a ser a vigésima terceira a funcionar como Corujão da Saúde (foto: Felipe Sóstenes)

Diversos serviços serão oferecidos, incluindo consultas médicas com clínicos, ginecologistas e pediatras, além de serviços de nutrição, psicologia, pré-consulta, dispensação de medicamentos, consulta de enfermagem, pré-natal, testes rápidos para HIV, Sífilis, hepatite B e C, teste do pezinho, citologia, vacinação, curativos, administração de medicamentos, retirada de pontos, puericultura, planejamento familiar, e cuidados específicos para saúde da criança, adolescente, mulher, homem e idoso.

Em sua fala, JHC relembrou os desafios enfrentados ao assumir a Prefeitura e destacou a necessidade de reverter um cenário de desmonte e falta de serviços de saúde efetivos.

“Aqui na João Macário faltavam insumos e a unidade passou muito tempo fechada. Eu tinha um desejo profundo de transformar essa realidade. Era uma unidade completamente abandonada, tinha conversado com a população, conhecia os problemas e hoje estamos aqui entregando a unidade de saúde”, lembrou.