As árvores trazem inúmeros benefícios à saúde coletiva e melhoram a qualidade da umidade do ar. Colaboram com a redução do mau cheiro e regulam a temperatura, mas também precisam de poda, que é de responsabilidade do dono do imóvel diante estão fincadas.
Para executar a tarefa, é indispensável a autorização prévia emitida pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes). É só telefonar para 0800 082 2600 ou então acionar o órgão municipal pelo WhatsApp (82) 98802-4834.
A solicitação também pode ser feita pessoalmente. Neste caso, o interessado deve comparecer à Rua Coronel Pedro Lima, em Jaraguá, das 8h às 14h. Uma taxa é cobrada de acordo com o número de árvores que serão podadas ou suprimidas.
Por que é preciso podar?
A falta de cuidados com as árvores podem representar riscos para veículos, pedestres ou residentes, caso haja queda de galhos ou tombamentos, nos períodos chuvosos. De acordo com a diretora de Arborização e Áreas Verdes da Sudes, Karine Gabriela, é necessário manter os cuidados.
“Se elas não forem cuidadas, podem causar riscos para quem circula próximo, principalmente no período chuvoso onde os ventos ficam mais fortes. Orientamos que os proprietários busquem a autorização e diretrizes de como realizar tais serviços”, disse.
Em relação ao resíduo gerado por podas internas, fica vedada a solicitação de recolhimento por parte da Sudes, tendo em vista que o órgão faz o recolhimento apenas em casos de podas ou supressões realizadas pela própria Superintendência em áreas públicas.