Os fiéis da Comunidade de Nossa Senhora da Conceição, situada às margens da AL-101 Norte, em Riacho Doce, Litoral Norte da capital alagoana, voltam a festejar sua padroeira com a tradicional procissão pelas ruas do bairro, nesta quinta-feira (8), a partir das 16 horas. Haverá celebrações de missas durante todo o dia. O consagrado ato religioso volta acontecer depois de uma pausa de dois anos, em razão da pandemia da Covid-19.
Com uma vasta programação, durante dez dias, os devotos da Imaculada Conceição se reunirão para participar dos festejos durante o novenário, como em todos os anos. Mas 2022 será ainda mais especial, por conta da retomada da procissão em homenagem à santa católica.
Para Dayse Barros, que desde criança é devota assídua das festas de Imaculada Conceição, o retorno da procissão traz muita comoção e felicidade para a comunidade, afinal é um momento de agradecer a Deus e a Virgem Maria, a quem ela chama carinhosamente de “Mãe Imaculada”, por por tantas graças atendidas.
“É uma emoção muito grande. O sentimento é de gratidão e alegria. Pois mesmo em meio a pandemia, Nossa Senhora da Conceição nunca nos abandonou e seu povo continuou fiel a Deus e a ela. A procissão também é uma maneira de reconhecer e testemunhar nossa fé”, disse.
O Padre Francisco Calheiros, administrador da Paróquia Sagrada Família de Nazaré, no bairro de Jacarecica, a qual pertence à comunidade, reforça o sentimento de alegria demonstrado por Dayse sobre a volta de Nossa Senhora às ruas.
“O retorno da procissão pelas ruas depois desse período pandêmico é justamente para recuperar a alegria do povo, o amor dos devotos à Virgem Maria. Poder sair com a imagem dela, novamente, pelas ruas da comunidade é uma alegria imensa, onde ela vai poder abençoar e proteger todas as famílias daqui da comunidade”, reforçou o padre Francisco Calheiros.
Celebrações
As celebrações eucarísticas do novenário fizeram uma reflexão sobre o tema escolhido para a festa: “Com a Mãe Imaculada, caminhar juntos para construir uma Igreja Missionária”. Além disso, subtemas também foram apresentados aos fiéis devotos.
De acordo com o padre Francisco Calheiros, o tema escolhido para a festa segue a mesma reflexão feita pelo Santuário Nacional de Aparecida.
“Todos os anos buscamos usar o tema proposto pelo Santuário Nacional de Aparecida. Neste ano com a particularidade do sínodo, trabalhamos com essa necessidade de vivermos uma participação maior como povo de Deus”, enfatizou o sacerdote.
Os preparativos para o dia festivo começaram no dia 29 de novembro com a novena solene, seguida da procissão da bandeira, que saiu da residência da família dos devotos Cláudio e Helena Pereira e partiu em direção à igreja, onde houve o hasteamento, dando início às celebrações das noites da novena com a santa missa, que acolheu convidados, noiteiros e fiéis da comunidade.
A Arquidiocese de Maceió também divulgou a programação das Paróquias para a solenidade da Imaculada Conceição. Confira AQUI.
Dogma
A Imaculada Conceição é a concepção da Virgem Maria sem mancha do pecado original, um dogma católico, proclamado pelo Papa Pio IX, em sua bula Ineffabilis Deus, no dia 8 de dezembro de 1854.
Segundo a Igreja Católica, o dogma é sustentado pela Bíblia, a exemplo de quando Maria foi cumprimentada pelo anjo Gabriel como “cheia de graça”, bem como pelos escritos dos padres da igreja, como Irineu de Lyon e Ambrósio de Milão.
Orientações
Os fiéis são orientados pela organização da festa a não se descuidarem das medidas sanitárias que devem ser tomadas para evitar o contágio da Covid-19, como o uso de máscara, álcool 70% e distanciamento social, pois ainda há registros de diagnósticos de casos da doença no estado.
Programação
- 15h – Missa Festiva
Presidente da celebração: Padre Márcio Nunes (Vigário Paroquial)
Animadores: Emerson e Nena (Riacho Doce)
- 16h30min – Solene Procissão em honra a Nossa Senhora da Conceição
Animadores: Musical Faz-me Fiel (Riacho Doce)
Logo depois da procissão será feita a bênção do Santíssimo Sacramento, agradecimentos da festa, sorteio da rifa da padroeira e a descida da bandeira, entregando ao novo padrinho ou madrinha da festa de 2023.