Nos ônibus do transporte de passageiros de Maceió, os assentos preferenciais são para pessoas com deficiência, obesas, com bebês e idosos, além daquelas portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA).
É preciso que se “Dê Lugar ao Respeito”. É preciso que se respeite a preferência por este público e não se ocupe o lugar indevidamente, nas centenas de ônibus à disposição da população. Em cada um deles, há até seis assentos preferenciais.
Para deixar claro que os assentos têm uso preferencial, a Superintendência de Transportes e Trânsito (SMTT) lançou a campanha “Dê Lugar ao Respeito” com apoio do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sinturb).
“Objetivo é atender a pessoas com o espectro autismo e seus familiares. Buscamos um atendimento plural no transporte público de passageiros”, destacou o diretor da SMTT Maceió, Glauco Oliveira.
Vamu Especial: 458 cadastrados
Dados da Divisão de Cadastros da SMTT mostram que Maceió tem 458 usuários cadastrados como Cartão Vamu Especial. Nos ônibus, os assentos para este público são identificados com a cor amarela. Ou seja, estão visíveis!
Nos coletivos, também existem espaços reservados para cadeirantes e outros tipos de deficiência. Sensível à campanha da SMTT/Maceió, a Associação dos Municípios Alagoanos (Ama) também aderiu à conscientização da população.
“Esse tipo de sinalização faz com que a pessoa consiga estar ali, com mais conforto e diminuindo os preconceitos. Acaba sendo um trabalho realizado com a sociedade em geral”, informou Silvia Cristiane Costa, da SMTT.