O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial é celebrado no dia 21 de Março, na próxima terça-feira. E para marcar a data, a Prefeitura de Maceió, em parceria com o Observatório Estadual de Políticas para Promoção da Igualdade Racial, realiza o replantio do Baobá, como ato de consciência ambiental e afro-histórico-cultural.
A ação acontece no Parque da Mulher, na Jatiúca, a partir das 8 horas.
“O baobá é originário de Madagascar. (A árvore) foi introduzida no Brasil por sacerdotes africanos, chega a alcançar 25 metros de altura, 11 de diâmetro no tronco e pode viver até 6 mil anos. Uma árvore gigante! Simboliza vida, porque atravessa gerações, com força e a resistência, igual a luta de pretos no Brasil da diáspora”, explica Arísia Barros, coordenadora do Observatório.
“O projeto busca criar memórias alimentando histórias. A partir do momento que você planta esse espaço você faz brotar sementes. Faz brotar sementes e retroalimentam a necessidade de combater o racismo, de combater a discriminação racial a partir da convivência. A nossa proposta é criar ali um espaço de arte e de convivência”, finalizou.