Maceió, AL

30°C
Clear sky

Reafro oferece capacitação gratuita para mulheres pretas e indígenas

Rede de afroempreendedores busca estimular o empreendedorismo feminino por meio de oficinas e palestras
Iniciativa em Maceió contará com a oficina “Afroempreendedorismo, desenvolvimento local e territórios” (reprodução)

O Projeto Obinrin da Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro) oferece, nesta quinta-feira (24), oficinas gratuitas de capacitação para mulheres pretas e indígenas. As ações acontecem no Núcleo de Cultura Afro-brasileira Iyá Ogun-té, na Ponta da Terra, em Maceió, e buscam estimular o empreendedorismo feminino.

Fruto de um trabalho da maior rede de afroempreendedores do Brasil, a iniciativa em Maceió contará com a oficina “Afroempreendedorismo, desenvolvimento local e territórios”, que terá a participação de Salete Bernardo. Ela vai falar sobre letramento racial.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Outra convidada é Deisielle Souza, que abordará o empoderamento de mulheres negras e indígenas dentro do mundo dos negócios e Thaisa Torres, falando sobre a formação de redes e o fortalecimento de negócios.

De acordo com Domingas Gomes, integrante da diretoria da Reafro Nacional e articuladora da ONG na região Nordeste, a rede de cooperação e colaboração criada pelo projeto Obinrin busca ir além dos relacionamentos entre o afroempreendedores, pois almeja o fortalecimento das iniciativas de negócios, através de parcerias com órgãos públicos e privados.

“O Obinrin promove capacitação na área empresarial, traz para as mulheres negras e indígenas um novo olhar para os seus negócios em um ambiente de escuta que vem possibilitar o fortalecimento e a autonomia econômica desses negócios”, disse ela.

Para participar da primeira capacitação presencial é necessário preencher a ficha de inscrição online neste LINK.

Pluralidade

O projeto Obinrin vai abranger grupos diversos e plurais de mulheres. Ao todo serão 11, com um total de 168 inscritas de oito estados (Alagoas, Amapá, Maranhão, Paraná, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo), com maior foco para as regiões Norte e Nordeste.

“Nosso foco é levar para as mulheres pretas e indígenas participantes um novo olhar para empreenderem seus negócios, com conhecimento, identidade e autonomia econômica. A equipe da coordenação pedagógica e de gestão institucional organizou um combo no qual as integrantes estarão acolhidas em um ambiente com escuta ativa para suas demandas de crescimento”, enaltece o coordenador geral da Reafro, João Carlos Nogueira.

Criado em março deste ano, o Obinrin conta com a parceria da UnitedHealth Group Brasil e a AfroSaúde, e uma continuidade do projeto Afronegócios Virando Onda, com três edições realizadas entre 2020 e 2022.

Todo o processo de mapeamento e seleção foi realizado pela Reafro, formando um total de 12 coletivos: Nosso Ilê e o Coletivo de Mulheres Empreendedoras (Alagoas), Zwanga Afroperiferia Fashion (Amapá), Mulheres Negras Empreendedoras (Maranhão), Elzas (Pará), Mulheres Reafro (Paraná), Mulheres Negras da Reafro (Pernambuco), Aldeia Marakanã (Rio de Janeiro), Cabeça de Negra (Rio de Janeiro), Empreenda Pretas (São Paulo), Espaço das Pretas (São Paulo) e Meninas Mahin (São Paulo).

Serviço

O quê – Oficina de capacitação do Projeto Obinrin

Quando – 24 de agosto, às 18h30

Onde – Núcleo de Cultura Afro-brasileira Iyá Ogun-té (Rua Dona Alzira Aguiar, 429, Ponta da

Mais informações: @reafroalagoas

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE