Maceió, AL

30°C
Clear sky

Projeto já entregou 218 mil livros para estudantes de Maceió

VaLER a Pena, da Secretaria de Educação de Maceió, muda rotina de milhares de estudantes de escolas públicas
Estudantes de escolas públicas reunidos durante feira literária do projeto VaLER a Pena

O projeto VaLER a Pena, da Prefeitura de Maceió, já distribuiu mais de 218 mil livros entre os 54.705 estudantes da rede municipal de ensino, desde o início do projeto, em maio deste ano.

A iniciativa, apontada como pioneira, busca incentivar a leitura, e tem trazido benefícios e mudado os hábitos dos alunos. Além de revelar talentos na produção textual nas unidades escolares.

PUBLICIDADE


Cada estudante recebe um kit com quatro livros de diferentes gêneros e leva para a casa para estimular a leitura com apoio da família. O material foi adquirido com recursos da Prefeitura de Maceió.

Público beneficiado em Maceió

Na Educação Infantil, foram beneficiadas 11.142 crianças; no Ensino Fundamental, 37.563 estudantes; e na Educação de Jovens, Adultos e Idosos (Ejai), 6 mil alunos ganharam livros.

Luiz Nascimento, 11 anos, 5°ano da Escola no Benedito Bentres, é um dos alunos beneficiados. Os livros mudaram sua rotina. Hoje, ele lê muito mais do que assiste a conteúdos digitais.

“Ele chegou em casa e foi logo lendo. Isso me deixou muito orgulhosa. Disse queria aprender mais a ler e deixando o telefone de lado”, afirmou Edvania Maria, mãe do Luiz.

Quem criou o projeto

O projeto foi idealizado pela professora Simone Souza, coordenadora de Bibliotecas da Semed. A proposta visa minimizar os prejuízos ao ensino e aprendizagem causados pela pandemia da Covid-19.

O projeto surgiu da necessidade de levar a leitura de forma prazerosa para dentro das escolas e comunidades. A escolha dos títulos foi feita pela gestão educacional da Rede.