Quando concluir o curso de assistente administrativo no Senai, em Maceió, Célia Gomes, mãe de uma criança de dez anos, quer abrir um negócio em parceria com seu esposo.
Célia é uma das 70 mulheres em situação de vulnerabilidade social selecionadas para a capacitação com apoio do projeto Emprega Mulher, da Prefeitura de Maceió.
Mais de 800 mulheres já foram contempladas com formações em diversas áreas. Os cursos são gratuitos e dão direito à gratuidade no transporte coletivo.
“Para mim, a passagem (de ônibus) é tudo. Eu já me inscrevi em outros cursos e os custos com o transporte foram um dos motivos para eu desistir”, revela Célia.
Ela iniciou nesta segunda o curso de assistente administrativo. Célia cuida do filho de dez anos e auxilia o marido, uma pessoa com deficiência.
Ela pretende utilizar o conhecimento adquirido no curso para empreender com o seu marido em um negócio de órteses e próteses, traçando um novo futuro.
O programa visa promover o empoderamento feminino e a autonomia financeira e econômica, incentivando a inserção das mulheres no mercado de trabalho no município de Maceió.
“Temos parceria com o Sine para que essas mulheres saiam dos cursos e também tenham preferência nas empresas parceiras da Prefeitura de Maceió”, afirma a secretária da Mulher, Ana Paula Mendes.