José André Balbino, de 34 anos, é pai de cinco filho e sustenta sua família a partir da coleta e transporte em motocicleta de resíduos sólidos até um ecoponto situado em Maceió.
“Eu usava minha carroça para conseguir algo e, às vezes, voltava sem dinheiro para pôr algum alimento dentro de casa”, comenta o ex-carroceiro, beneficiado pelo Programa Ecoleta.
Ele deixou de ser um ‘garimpeiro’, que caçava trabalhos e não conseguia porque as pessoas tinham preconceito com sua atividade. Hoje, tem o sustento da família garantido.
Atualmente, ele circula com um triciclo motorizado fornecido pela Prefeitura. Com o equipamento, ele coleta e transforma de forma adequada diversos resíduos sólidos.
Os materiais são descartados no Ecoponto, separados e reutilizados. Por exemplo, o resíduo da construção civil será triturado e vai se tornar matéria-prima para obras da Prefeitura.
Além do novo Ecoponto da Gruta de Lourdes, para onde José leva resíduos, Maceió tem outros cinco equipamentos nos bairros Tabuleiro, Santa Lúcia, Pajuçara, Vergel do Lago e no conjunto Santa Maria, na Cidade Universitária.