A Prefeitura de Maceió limpou e revitalizou pontos onde havia descarte irregular de lixo, no Jacintinho e no Salvador Lyra. Houve plantio de mudas de árvores, grama, além de paisagismo.
Móveis inservíveis, resíduo domiciliar, restos de poda de árvore e da construção civil, portanto, não fazem mais parte da paisagem nestes dois ambientes, segundo informou a Prefeitura municipal.
A repaginação dos logradouros é feita pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), que mapeia e transforma esses locais em áreas sustentáveis.
Revitalização com pinturas
A ideia é deixar o entorno destes locais com pintura de imagens infantis, de modo que fique mais divertido e convidativo para quem ali reside, permitindo convívio social entre moradores.
A diretorada Alurb, Kedyna Tavares, explicou que, antes de se tornar um ponto de lixo, estes locais eram de convívio social. “Devolver um local desse para eles é muito significante”, disse.
Servidores da Alurb foram de porta em porta explicar a atividade realizada no ponto de lixo e orientar a respeito do descarte correto dos materiais e da preservação daquela área.
Com apoio de moradores
Moradores dos locais revitalizados ficaram cientes de suas responsabilidades como preservar a área, de como aproveitá-la melhor e entender que a comunidade também querem utilizar.
Assim, irão dividir funções e cuidar do ambiente que proporcionamos”, completou a diretora. Há mais de 180 “pontos crônicos” de descarte irregular de entulho, em Maceió.