Maceió, AL

30°C
Clear sky

Prefeitura já viabilizou mais de 300 castrações de cães e gatos

Projeto de controle populacional de cães e gatos garantiu 195 cirurgias no bairro do Jacintinho, em Maceió
Tutores de gatos conseguiram castrações, numa das ações do castramóvel em Maceió

O Programa de Controle Populacional Permanente de Cães e Gatos da Prefeitura de Maceió já viabilizou mais de 300 castrações de cães e gatos. A última ação, no Jacintinho, contabilizou 195 procedimentos.

As cirurgias são realizadas no Castramóvel, veículo adaptado para o trabalho de veterinários e auxiliares. Todos os animais atendidos passam por triagem prévia e são submetidos a exames clínicos também.

PUBLICIDADE


Em companha de seus tutores, são submetidos a consulta eletiva e coleta de sangue para realização do hemograma. Após avaliação dos resultados, os animais aptos são castrados.

A última ação foi realizada no bairro do Jacintinho, onde, segundo a veterinária Larissa Rocha, coordenadora do programa de castração, a maioria dos animais atendidos estavam em boas condições de saúde.

Aproveitou para castrar gato

Cândida Adriana, aposentada, aproveitou a oportunidade para viabilizar a castração de seu gato. “Aqui perto de casa, o atendimento foi de primeira. Estou miuto feliz”, disse.

Com o Castramóvel nas ruas conseguimos realizar o controle populacional de cães e gatos, diminuindo o número de ninhadas indesejadas e reduzindo o abandono de animais.

O projeto também contribui para avançar no controle de doenças zoonóticas, levando saúde e qualidade de vida para os animais de Maceió”, afirmou a coordenadora.

“A expectativa para 2023 é aumentar, ainda mais, o número de castrações”, explica Marcella Soares, coordenadora do programa de castração permanente.