Maceió, AL

30°C
Clear sky

Prefeitura de Maceió utiliza tecnologia robótica para desobstruir galerias

Sistema permite, ainda, que se faça o georreferenciamento de toda a rede de drenagem, evitando alagamentos
Foi determinado que os trabalhos começassem de imediato, priorizando as regiões críticas da parte baixa da cidade em que os alagamentos são frequentes há anos (fotos: Edvan Ferreira)

A Prefeitura de Maceió passou a utilizar uma nova tecnologia para a desobstrução de tubulações e galerias de águas pluviais. O sistema utiliza robôs que permitem, ainda, que se faça o georreferenciamento de toda a rede de drenagem, evitando alagamentos.

A tecnologia robótica já está em uso na capital e foi apresentada pelo prefeito de Maceió, JHC, na sexta-feira (8).

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


“Esse equipamento será útil na hora de fazer as intervenções precisas e assertivas, sem precisar cortar toda a cidade, economizando recursos públicos”, pontuou o prefeito.

Foi determinado que os trabalhos começassem de imediato, priorizando as regiões críticas da parte baixa da cidade em que os alagamentos são frequentes e afetam, há anos, uma grande parcela da população. O objetivo é evitar que tragédias como a dos últimos dias não se repitam por falta de comprometimento do poder público.

Nova tecnologia já está em uso na capital e foi apresentada pelo prefeito de Maceió, JHC

O pregão eletrônico com esta finalidade foi encerrado recentemente e o Município firmou um termo com a empresa Goldman Soluções em Saneamento para recuperação estrutural, diagnóstico com vídeo inspeção robotizada, limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais na capital. Serão investidos R$ 9,4 milhões e o prazo de execução é de 12 meses.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), a intenção destes serviços é minimizar os impactos das chuvas, utilizando sistema robotizado para identificar os problemas na rede e, posteriormente, desobstruir as galerias pluviais, promovendo a reabilitação e efetiva funcionalidade do sistema de drenagem.

Será providenciada a limpeza das redes obstruídas com a utilização de modernos caminhões vac-all ultrajatos, equipados com bombas cuja tecnologia é própria para limpeza de galerias pluviais, com alto poder de desobstrução e sucção. Ao todo, serão alocados três caminhões com este sistema em localizações estratégicas no município.

“A execução do serviço visa a utilização de equipamentos de alta tecnologia robótica para diagnóstico visual e documental das avarias e não conformidades a serem possivelmente encontradas ao longo das redes coletoras de drenagem existentes, para posterior correção e reforma”, reforça Lívio Lima Fontenelle Filho, secretário-adjunto de Projetos e Obras Especiais da Seminfra.

Ele acrescenta que o contrato prevê a utilização de equipamentos de injeção hidráulica de alta pressão para desobstrução de tubos e galerias. Este serviço não vem sendo executado no município pela falta de tecnologia adequada para alcançar os pontos onde ocorre alta sedimentação, proveniente de materiais granulares depositados no interior dos dutos.

Reparos

O serviço ainda vai demarcar pontos que necessitam de reparos e elaborar um programa de intervenção em redes subdimensionadas. Outra ação importante será a identificação de ligações clandestinas de esgoto nas galerias, diminuindo o mau cheiro e a poluição lançada nos cursos d’água.

“Os equipamentos que a empresa vai utilizar, aliados aos que a Prefeitura já disponibiliza no dia a dia, serão fundamentais para garantir a tranquilidade da população, principalmente no período chuvoso”, garantiu Lívio Fontenelle.

Serviço utiliza equipamentos de alta tecnologia robótica para diagnóstico visual e documental das avarias e não conformidades a serem possivelmente encontradas ao longo das redes

A iniciativa, como destaca, não só beneficiará as mais variadas camadas sociais da população, afastando o risco de inundações, como impedirá prováveis erosões constantemente encontradas nos solos.

A expectativa é que impeça um problema maior e diminua os custos com retrabalhos e serviços de recuperação de terraplenagem e pavimentação existente. A fiscalização será feita pelo quadro técnico da Seminfra.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE