Maceió, AL

30°C
Clear sky

Prefeitura de Maceió atua para evitar deslizamentos em 110 localidades

Áreas de encosta com risco iminente de acidentes têm sido protegidas em diversas localidades
Lona protege barreira em ponto da avenida leste-oeste, em Maceió

A Defesa Civil de Maceió já contabilizou 110 pontos de encostas contemplados, em janeiro deste ano, com aplicação de lonas e com alguma infraestrutura para evitar deslizamentos de terra.

Em 2021, segundo a Prefeitura, foram 370 ocorrências de deslizamentos. Em 2022, 399. Em 2023 foram registradas 156 ocorrências de deslizamentos e até o momento, em 2024, apenas 80.

PUBLICIDADE


A aplicação de lonas tem como objetivo impedir que a água da chuva deixe a barreira encharcada, podendo o local ficar menos suscetível a deslizamentos.

Proteção contra desastres

É, de acordo com a Defesa Civil, uma proteção temporária, que é colocada enquanto as obras de contenção não se iniciam, a fim de proteger a população de desastres.

“Quando está chovendo muito o trabalho precisa ser pausado, pois com a barreira molhada fica inviável a aplicação da lona”, explica Matheus Montenegro, diretor operacional do órgão.

Já foram contemplados 16 bairros, sendo eles: Ouro Preto, Jacintinho, Cruz das Almas, Petrópolis, Chã da Jaqueira, Santo Amaro, Barro Duro, Ipioca, Farol, Feitosa, Benedito Bentes, Garça Torta, Antares, Serraria, Pescaria e Canaã.

O trabalho de aplicação de lonas vai continuar sendo executado durante todo o período chuvoso.

“Nosso objetivo é trabalhar de forma preventiva, preparando a cidade para passar pelo período chuvoso com o menor dano possível”, acrescenta o diretor.

A população pode solicitar a aplicação de lona ligando gratuitamente para o telefone 199.