Maceió, AL

30°C
Clear sky

Praça Aloísio Branco recebe obras de reforma e urbanismo

Conhecido como Bomba da Marieta, local foi escolhido para receber intervenção por ser um dos marcos da história de Maceió
Pintura foi integrada às intervenções paisagísticas, com o novo jardim, novas plantas, mais grama, bancos em madeira, dando outro aspecto à praça por onde passam diariamente cerca de 300 pessoas (fotos: Itawi Albuquerque / Secom Maceió)

A Praça Aloísio Branco, mais conhecida como “Bomba da Marieta”, no bairro do Poço, passou por obras de reforma e urbanismo tático. Marco do início da expansão urbana de Maceió em direção ao Norte, o espaço recebeu as cores da artista Elisa Gusmão, que remetem ao sol e à renovação.

A pintura foi integrada às intervenções paisagísticas, com o novo jardim, novas plantas, mais grama, bancos em madeira, dando outro aspecto à praça por onde passam diariamente cerca de 300 pessoas, entre embarques e desembarques dos ônibus, segundo levantamento da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

PUBLICIDADE


A praça ganhou ainda piso tátil, novas rampas de acessibilidade e iluminação cênica nas árvores. A lanchonete instalada no local também foi pintada, recebeu nova placa e um jardim vertical, que será cuidado pela dona do comércio, Rosimeire Alves, uma das mais animadas com as mudanças.

Lanchonete instalada no local também foi pintada, recebeu nova placa e um jardim vertical

O local foi escolhido para receber a intervenção porque é um dos marcos da história de Maceió. Ele conta o início da expansão urbana da capital em direção à Região Norte, porque foi lá onde as primeiras bombas de gasolina e diesel com tanques enterrados foram instaladas na cidade, quando Maceió crescia em direção a Mangabeiras e Cruz das Almas.

A narrativa foi inclusive gravada em um painel instalado na praça para a leitura dos frequentadores. A obra foi executada pela Prefeitura Municipal de Maceió, por meio de parceria com a Casa das Tintas e Miracor, que doaram todas as tintas usadas na pintura artística e as placas informativas.