As ações de acessibilidade e inclusão implementadas durante a realização do São João Massayó renderam ao prefeito da capital, JHC, o Troféu Guerreiro da Inclusão Gerônimo Ciqueira, concedido pela Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal). A solenidade foi realizada nesta sexta-feira (11) e marcou o aniversário de 42 anos da instituição.
O gestor foi homenageado na categoria Projeto de Acessibilidade, devido ao camarote inclusivo do São João Massayó. A honraria é destinada a pessoas que contribuem para o fortalecimento da instituição e do movimento em defesa dos direitos da pessoa com deficiência.
“Começamos o dia recebendo, ao lado do presidente da Câmara, Galba Netto, a homenagem da Adefal pela nossa iniciativa em garantir acessibilidade para pessoas com deficiência no São João Massayó. Durante os dias de festa todos puderam desfrutar dos shows com inclusão. Com essas medidas, promovemos uma festa inclusiva e inesquecível para toda a população, pois nosso compromisso é fazer uma Maceió de todos nós”, disse JHC.
Adefal
A Adefal realiza 1.500 atendimentos por dia e conta com mais de 250 funcionários. A presidente da instituição, Graça Dias, destacou o pioneirismo, a coragem e a determinação do saudoso Gerônimo Ciqueira para o fortalecimento da luta em defesa das pessoas com deficiência.
“Com uma visão futurista e ousada Gerônimo transformou um pequeno grupo de amigos, que incialmente se reuniam na Igreja Nossa Senhora do Carmo (Igreja do Salgadinho) nesse trabalho lindo e incansável desenvolvido pela família Adefal”, ressaltou a presidente.
A premiação foi dividida nas seguintes categorias: Incentivo ao esporte adaptado; defesa de direitos, compromisso social, atleta paraolímpico, arte-cultura e lazer, acessibilidade, empresa parceira e parceiros da inclusão. Além de JHC e Galba Netto, receberam a honraria outras onze personalidades e empresas.