Maceió, AL

30°C
Clear sky

‘Peld é Comunidade Verão’ leva pesquisas e diversão à orla de Maceió

Pela primeira vez na capital, maior projeto ecológico de AL apresenta, de forma lúdica, dados sobre a Costa dos Corais
Evento se consolidou em duas edições anteriores que priorizaram a divulgação de resultados de pesquisa e troca de saberes com as comunidades da região da APA Costa dos Corais (fotos: Ascom Ufal)

O Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração da Costa dos Corais de Alagoas (Peld CCAL) abre sua terceira edição com a etapa Peld é Comunidade Verão, que será realizada de forma inédita em Maceió. As atividades acontecerão neste domingo (25), das 9h às 12 horas, na praça Gogó da Ema, em frente ao Marco dos Corais, na praia de Ponta Verde.

O evento se consolidou em duas edições anteriores que priorizaram a divulgação de resultados de pesquisa e troca de saberes com as comunidades da região da APA Costa dos Corais, no Litoral Norte de Alagoas.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


A realização da etapa Verão é um esforço conjunto do grupo de pesquisadores e da gestão da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) com apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Prefeitura de Maceió.

O objetivo é apresentar ao público – moradores de Maceió e turistas de passagem pela cidade – o monitoramento da maior unidade de conservação federal marinha costeira do país: a APA Costa dos Corais.

O Peld é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e conta com apoio da Ufal.

As primeiras edições do Peld é Comunidade levaram aos municípios de Paripueira, Barra de Santo Antônio, Porto de Pedras e Maragogi uma série de eventos que apresentam as pesquisas do grupo para os moradores da região, dialogando com as comunidades num intercâmbio de conhecimentos.

A serviço da sociedade

O lema do Peld Costa dos Corais AL é “cientistas a serviço da sociedade” e as etapas do Peld é Comunidade são o ápice do exercício do conceito de “ciência cidadã”, com destaque para o diálogo entre universidade e comunidade.

“É sempre um momento de aprendermos muito e de dialogarmos com a sociedade, apresentando materiais fantásticos, brincadeiras para as crianças, projeções e painéis interativos para que todo mundo possa participar”, convida a coordenadora do Peld CCAL, Nídia Fabre.

Etapa Verão contará com atividades lúdicas

A programação inclui a apresentação de resultado de pesquisas, demonstrações de materiais, diálogo sobre corais, tartarugas, peixes-boi, além da programação voltada para as crianças, com a presença do elenco do Mar à Vista, animação desenvolvida pelos integrantes e premiada pela Unesco.

Também nesta etapa do Peld é Comunidade Verão estarão presentes os parceiros de edições anteriores, projeto Meros do Brasil e o Instituto do Meio Ambiente (IMA).

Peld CCAL

Atuante desde 2017, o Peld CCAL trabalha com o monitoramento e pesquisa dos sistemas socioecológicos da APA Costa dos Corais em Alagoas, que abrange uma área de mais de 400 mil hectares, se tratando da maior unidade de conservação federal marinha costeira do Brasil.

A Costa dos Corais vai do Litoral Norte de Maceió até o município de Tamandaré, no Sul de Pernambuco. Coberta de barreiras de corais e manguezais, a unidade de conservação é o lar de várias espécies de animais e plantas, alguns deles ameaçados de extinção, como o peixe-boi-marinho.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE