Maceió, AL

30°C
Clear sky

Parque Municipal guarda pedaço generoso da Mata Atlântica

Com área de 82 hectares, a Unidade de Conservação (UC) possui diversas espécies da fauna e da flora (fotos e vídeo: Severino Carvalho)

Um pedaço generoso da Mata Atlântica dentro da agitada capital alagoana. Assim é o Parque Municipal de Maceió (PQMM), localizado no bairro de Bebedouro. Com área de 82 hectares, a Unidade de Conservação (UC) possui diversas espécies da fauna e da flora deste importante bioma tropical, um convite ao descanso e à contemplação da natureza.

PUBLICIDADE


O Parque Municipal é aberto à visitação pública de terça a domingo, das 8h às 16 horas. A entrada é gratuita. Logo na chegada, pode-se conhecer o Museu Biológico, que possui exemplares da fauna e da flora encontradas no PQMM.

A área possui seis trilhas: a Principal, a Cidadã, a da Aventura, a da Paz, a do Pau Brasil e a do Jacaré. É na Trilha da Paz que se ergue um frondoso visgueiro, árvore imponente e de raízes protuberantes. Ali perto, um sabiá pinça sementes para se alimentar.

O Parque Municipal reúne mais de 250 espécies vegetais de 177 gêneros e 79 famílias botânicas. Destacam-se, ainda, a sucupira, a embaúba, o pau-brasil, a craibeira (árvore símbolo de Alagoas), o ipê-roxo, o ipê-amarelo, o ipê-rosa, o ipê-branco, a embiriba, o pau-ferro e o ingazeiro.

Abundante também é o bambuzal. Esguias e ao mesmo tempo curvadas, as plantas formam um grande túnel verde ao longo da Trilha Principal, que ganha um tapete de folhas ressequidas, cujos passos emanam um chape-chape que se mistura ao cantar das cigarras vadias.

Sobre a fauna, os habitantes também são diversos: jacarés-de-papo-amarelo, frangos d’água, tatus, cágados, preguiças, saguins, gaviões, corujas, raposas, tamanduás e cobras. Os répteis podem ser avistados, mais facilmente, no Lago das Niféias (Recanto dos Jacarés), que possui cerca de 2.000 m² e fica localizado na Trilha Principal.

Conforme a Lei Municipal (2.514/78) que o criou, o PQMM destina-se à conservação dos recursos hídricos da capital alagoana, além de sua natureza educacional e recreativa. Já o Código Municipal de Meio Ambiente (Lei Nº 4.548/96) também o classifica como Área de Preservação Permanente (APP).

 

E por falar em recursos hídricos, o Riacho do Silva corta todo o Parque Municipal. O curso d’água possui seis quilômetros de extensão e deságua na Lagoa Mundaú. Ao longo do percurso de dois quilômetros pela Unidade de Conservação, o riacho é robustecido por diversas nascentes. 

Serviço

Parque Municipal de Maceió
Rua Marquês de Abrantes, s/n – Bebedouro – 57018-655;
Aberto de terça a domingo, das 08 às 16h30.