Maceió, AL

30°C
Clear sky

Obras para instalação da Cidade do Idoso começam nesta terça, 16

Primeiro abrigo público para idosos de Alagoas vai funcionar no prédio da antiga Slum, na Praça Ciro Acioly
Prédio passará por reforma para receber instalações do abrigo para idosos de Maceió (fotos: Itawi Albuquerque)

As obras para instalação da “Cidade do Idoso” começam nesta terça-feira (16), no bairro de Ponta Grossa, em Maceió. O primeiro abrigo público para idosos de Alagoas vai funcionar no prédio da antiga Slum, na praça Ciro Acioly, e terá capacidade para atender até 150 pessoas.

O projeto foi lançado nesta segunda-feira (15). Durante a solenidade, o secretário de Assistência Social, Claydson Moura, recebeu as chaves do prédio, que será reformado.

PUBLICIDADE


“Nesse prédio que é da Sedet (Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente) funcionaria a sede da Semtabes (Secretaria Municipal de Abastecimento e Economia Solidária), mas foi doado para a Semas (Secretaria Municipal de Assistência Social) para a construção da primeira Cidade do Idoso. Chamamos de Cidade do Idoso pelo tamanho e serviços que serão ofertados”, pontuou Moura.

De acordo com ele, a Cidade do Idoso de Maceió será um local para residência permanente, com atendimento 24 horas, dotado de área de convivência e ofertará diversas atividades, além de serviços médicos e assistenciais.

Doação

O secretário municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Maurício Filho, participou da solenidade e falou da importância da doação do prédio.

“Fizemos essa doação para a Assistência Social para realizar esse lindo e maravilhoso projeto. Vamos dar dignidade aos nossos idosos, que tanto precisam na melhor idade”, afirmou.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Marceliano Teixeira, afirmou que o projeto é uma reivindicação antiga e um marco histórico para os que lutam pela causa da pessoa idosa.

Solenidade de lançamento do projeto foi realizada nesta segunda-feira (15)

“Será a primeira instituição pública do Município para os idosos. Há uma necessidade muito grande, porque hoje em Maceió esse público é atendido em instituições privadas e associações. A necessidade maior é de abrigar idosos carentes, que as famílias não têm como cuidar. Ver a pessoa idosa no foco da atenção, no foco das políticas públicas, é uma grande felicidade”, disse o presidente do conselho.

O presidente da Comissão Especial do Idoso da OAB/AL, Gilberto Irineu, destacou que a iniciativa cumpre o que determina o Estatuto do Idoso, em seu Artigo 3, que diz que é dever do poder público garantir saúde, habitação e uma boa convivência à pessoa idosa.