Os moradores do Conjunto Residencial Novo Jardim, na Cidade Universitária, bairro situado na parte alta de Maceió, receberão mais uma edição da Feira Agroecológica, que tem início nesta sexta-feira (6) e segue até o domingo (8), Dia das Mães.
A Feira Agroecológica Novo Jardim funcionará no horário das 6h às 23 horas com a participação de 20 agricultores familiares, vindos de assentamentos rurais situados nos municípios de Joaquim Gomes, Branquinha, Murici, União dos Palmares e Messias.
Serão comercializados produtos in natura, resultado da produção agroecológica e livres de agrotóxicos. Os produtores vão vender jaca, farinha, macaxeira, coco, batata, inhame, abacate, acerola, banana, mamão, laranja, cana caiana, maracujá, feijão verde, fava, tapioca, bolos, doces, pimenta, mel, própolis, comidas típicas e mudas de plantas medicinais (alecrim, manjericão, anador, amora, citronela, arruda, guaco, hortelã e guiné).
A feira é uma realização do Vale do Sol – Instituto de Preservação dos Direitos Humanos e Preservação Ambiental em parceria com o Movimento de Libertação dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MLST), com o apoio do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Associação de Moradores do Conjunto Residencial Novo Jardim, Coletivo Sabiá, Coletivo Terra, MOPS-AL, Cebes Alagoas, Aneps e Scap.
De acordo com uma das coordenadoras do projeto, Diana Aleixo, a feira é um espaço de aproximação entre o campo e a cidade e demonstra o potencial econômico dos assentados como alternativa para a segurança alimentar do Estado de Alagoas.
“A parceria de quem planta diretamente com quem se alimenta desse ciclo da produção converge para a sustentabilidade das famílias rurais”, disse.
A Feira Agroecológica Novo Jardim vai além de comercializar produtos orgânicos. As comunidades vizinhas participam, inclusive, das atrações culturais, dando oportunidade a bandas alagoanas e seus convidados.
A programação também conta com um Cineclube de saberes agroecológicos e um momento de palco aberto em que vários ritmos musicais e talentos são vistos e reconhecidos, seja por meio de participações musicais, performances, representações teatrais, contação de histórias e outros talentos artísticos como poesia e audiovisual, dando acesso e possibilitando a divulgação de novas referências culturais de Alagoas.
A Sala de Cuidados Antônio Piranema, um programa de extensão do Núcleo de Saúde Pública (Nusp) da Ufal, também estará presente, promovendo gratuitamente ações de cuidados, como massagens, quiropraxia, auriculoterapia e reiki.
Programação
Sexta-feira, 6 de maio
9h – Exposição do Projeto Cores da Resistência
18h – Cineclube da Feira – com Saberes Agroecológicos @mi.re.l.le
19h – Aulão de Fitdance, com a Misterly Estrela @misterlyestrela
20h30min – Apresentação musical Natalhinha Marinho e Banda! @natalhinhamarinho
Sábado, 7 de maio
9h às 17h – Massagem, auriculoterapia, reflexologia e outros atendimentos com a Sala de Cuidados da Ufal, em parceria com o Movimento Popular de Saúde de Alagoas @mopsalagoas @saladecuidadosufal
16h – Palco Aberto @dreddyralph
19h30min – Apresentação cultural com Nego Pedru @negopedru
21h – Apresentação cultural com Banda Tequilla Bomb e Vitor Pirralho @tequillabomb @vitorpirralho
Domingo, 8 de maio
A comercialização de produtos agroecológicos segue até o meio-dia
SERVIÇO
O quê: Feira Agroecológica Novo Jardim @feiraagroecologicanovojardim
Quando: 6, 7 e 8 de maio
Onde: Associação de Moradores do Residencial Novo Jardim @associacao_abmnj
Horário: das 6h às 23h
Mais informações e contato para entrevistas: (82) 98887-8196 (Diana Aleixo) – Instagram/Facebook: @feiraagroecologicanovojardim