A capital alagoana tornou-se a primeira cidade fora do Rio de Janeiro a utilizar o aplicativo Táxi.Rio.Maceió. Segundo a Prefeitura Municipal, a plataforma vai possibilitar novas oportunidades e resgatar a dignidade dos taxistas, que poderão concorrer de igual para igual com profissionais de outros APPs. Ao menos 193 já foram cadastrados.
O aplicativo de corridas Táxi.Rio.Maceió é fruto de um Acordo de Cooperação Técnica entre Maceió e o Rio de Janeiro, firmado em outubro de 2021. A plataforma tecnológica foi lançada no dia 18 pelo prefeito JHC.
“Esse aplicativo vai beneficiar diretamente cinco mil famílias, são aproximadamente três mil taxistas, mais dois mil auxiliares, e é uma parceria que nós estamos fazendo, um acordo de cooperação tecnológica, para poder ofertar os serviços do aplicativo Táxi Rio em Maceió”, pontuou o prefeito.
“Nós vamos na Prefeitura utilizar para vários os serviços, inclusive os serviços de saúde, como hemodiálise, que já é feito na cidade do Rio de Janeiro”, acrescentou.
Funcionamento
Para aderir ao aplicativo, o taxista precisa estar regularizado junto à Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT). Uma das novidades é que o permissionário poderá escolher o desconto para os passageiros, além de circular na modalidade cidadão ou corporativo.
Na categoria cidadão, é possível que o taxista escolha o desconto que vai de 10% a 40%, e na modalidade corporativo os descontos serão de 20%. Já foram cadastrados 193 taxistas que começarão a circular pelo aplicativo nos próximos dias.
Os taxistas vão receber gratuitamente o novo padrão de adesivação para os táxis. A faixa horizontal nas laterais dos veículos começarão a ser substituídas pelos novos modelos que tem como temática a valorização da identidade cultural de Maceió.
Segundo o município, a mudança faz parte do programa de valorização dos profissionais que atuam como taxistas. A aplicação do novo modelo será iniciada nos veículos cadastrados no aplicativo Táxi.Rio.Maceió Cidades.
O superintendente da SMTT, André Costa, afirmou que a novidade vem para valorizar a categoria, além de ser uma inovação.
“Essa novidade vai inovar e gerar economia para a Prefeitura que passa a fazer o uso da modalidade corporativa, reduzindo os gastos com locação de veículo e transferindo renda para os taxistas”, pontuou.
Everaldo Júnior, presidente da Associação de Taxistas de Maceió, afirmou que este é um momento histórico. “O que a Associação mais sonhava era trazer a dignidade do taxista”, comemorou.