Maceió, AL

30°C
Clear sky

Muralismo leva arte para as ruas de Jaraguá

Painel de artistas selecionados por edital da FMAC homenageia Nise, Lêdo Ivo, Nelson da Rabeca e Linda Mascarenhas
Obra foi realizada pelos artistas Ives Lins, o "Sevi", e Lucas Neves, o "Inxame", selecionados no edital de Muralismo da FMAC (foto: Juliete Santos)

Nise da Silveira, Lêdo Ivo, Nelson da Rabeca e Linda Mascarenhas. Os quatro ilustres alagoanos, de diferentes segmentos, foram homenageados na pintura do muro da Câmara dos Vereadores de Maceió, no bairro histórico de Jaraguá.

O painel foi elaborado pelos artistas Ives Lins, o “Sevi”; e Lucas Neves, o “Inxame”, selecionados pelo edital de Muralismo da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC).

PUBLICIDADE


A obra, que ocupa toda a extensão do muro da Câmara dos Vereadores, chama a atenção pela riqueza de detalhes e cores. Cada painel é dedicado a uma das quatro personalidades do nosso estado.

Segundo a Fundação, os homenageados foram “escolhidos a dedo” pela relevância de seus trabalhos em diferentes áreas, como a psiquiatria, a literatura, a música e as artes plásticas: Nise da Silveira, reconhecida por seu trabalho pioneiro no tratamento de doenças mentais através da arte; e Lêdo Ivo, um dos grandes nomes da literatura, tendo sido indicado ao Prêmio Nobel de Literatura em 2010.

Nelson da Rabeca, por sua vez, foi destacado mestre da música popular, que dedicou-se à divulgação e confecção da rabeca, instrumento típico do Nordeste brasileiro. Linda Mascarenhas, por fim, foi atriz e teatróloga, considerada a maior dama do teatro alagoano.

Para o presidente da FMAC, João Hugo Lyra, a pintura no muro da Câmara dos Vereadores é uma forma de valorizar a cultura alagoana, transformando um espaço público em um local de contemplação e reflexão, fazendo com que a arte esteja presente no cotidiano da população.

“A arte é a alma da cidade e, em Maceió, estamos honrados em exibir o incrível talento dos nossos artistas locais, homenageando estes grandes alagoanos levando mais arte para o bairro do Jaraguá”, conclui.