Maceió, AL

30°C
Clear sky

MST doa 10 toneladas de alimentos a famílias atingidas pelo afundamento do solo

Ação acontece na tarde desta quinta-feira (28) nas comunidades dos Flexais, que lutam por realocação
Batata, macaxeira, banana, abacaxi e outros itens produzidos nas áreas de Reforma Agrária serão distribuídos a partir das 14h no Parque da Lagoa (foto: Ascom MST)

O MST em Alagoas informou que parte da produção de alimentos saudáveis dos acampamentos e assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra será doada, na tarde desta quinta-feira (28), às famílias vítimas da Braskem, em Maceió (AL).

De acordo com o Movimento Sem Terra, dez toneladas serão entregues aos moradores dos Flexais, comunidade que luta pela realocação, após o afundamento do solo.

PUBLICIDADE


Batata, macaxeira, banana, abacaxi e outros itens produzidos nas áreas de Reforma Agrária em Alagoas serão distribuídos a partir das 14 horas no Parque da Lagoa, reunindo moradores e apoiadores da luta da comunidade afetada pela mineração.

“Sabemos do momento difícil que essas famílias vivem hoje em Maceió e o papel de toda a sociedade é contribuir no fortalecimento dessa luta por justiça e dignidade, contra a ganância daqueles que querem tomar tudo do povo maceioense”, destacou Débora Nunes, da coordenação nacional do MST.

Débora sinaliza que a ação de solidariedade dos acampados e assentados da Reforma Agrária é mais um momento de fortalecer a luta contra o crime ambiental que já é considerado como maior em solo urbano do mundo.

“Ninguém luta de barriga vazia. As comunidades dos Flexais foram atingidas de diversas maneiras desde o início das denúncias contra a Braskem, fazendo a região que já sofria com as dificuldades do cotidiano das periferias, terem essas dificuldades ainda mais aprofundadas”, disse.

“Nosso objetivo é partilhar aquilo que temos de melhor no campo, que é a nossa produção de comida saudável, como parte da nossa contribuição da luta dos moradores da comunidade. Esperamos com isso poder ajudar de alguma maneira nesse período de fim de ano, levando comida para a mesa de todos na região”, concluiu Nunes.

Jornada

A doação se insere como parte da Jornada Nacional de Solidariedade contra à Pobreza e à Fome, que realizou ações em todo o país no último período nas periferias urbanas e rurais com doação de alimentos, cozinhas solidárias e mutirões de atividades.