Maceió, AL

30°C
Clear sky

Mercado das Artes em Jaraguá recebe loja do Armazém Alagoas + Cooperativa

Espaço boutique é dedicado à comercialização do cooperativismo alagoano e da economia solidária
Espaço conta com produtos de 15 cooperativas e empreendimentos da economia solidária, como geleias, vinho, licor, leite, peças de artesanato (fotos: Ascom Sedics)

A partir desta sexta-feira (26), o Mercado das Artes 31, no histórico bairro do Jaraguá, em Maceió, passa a contar com um espaço dedicado à comercialização do cooperativismo alagoano e da economia solidária. Trata-se do Armazém Alagoas + Cooperativa.

A loja boutique é uma iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária.

PUBLICIDADE


O espaço conta com produtos de 15 cooperativas e empreendimentos da economia solidária, como geleias, vinho, licor, leite, peças de artesanato.

“Ao oferecer esses produtos em um ponto turístico relevante, estamos fortalecendo nossa economia local e promovendo a riqueza cultural de Alagoas. É uma oportunidade para que turistas e moradores conheçam, valorizem e consumam o que temos de melhor”, destaca a superintendente de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, Maria Gurgel.

De acordo com ela, a proposta é criar uma vitrine para apresentar aos alagoanos e turistas que circulam pelo local os produtos genuinamente de Alagoas e transformar o Armazém em um ponto de referência para a comercialização das cooperativas e empreendimentos da economia solidária.

A implantação do espaço é uma iniciativa da Sedics, em parceria com o Mercado das Artes 31 e a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Alagoas (Unicafes).

Espaço é aberto para todas as cooperativas e empreendimentos da economia solidária de Alagoas

“É uma oportunidade para os empreendimentos comercializarem diretamente suas produções e demonstrar o quanto existe de riquezas no estado”, destacou a secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico, Alice Beltrão.

O espaço é aberto para todas as cooperativas e empreendimentos da economia solidária de Alagoas. Quem tiver interesse deverá preencher um formulário on-line, clicando no banner disponível no endereço eletrônico da Sedics (www.sedics.al.gov.br).

Mês do Cooperativismo

Em alusão ao Dia do Cooperativismo, celebrado em 2024 no dia 6 de julho, a Sedis, por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, realizou diversas ações e firmou parcerias importantes para o setor, como a parceria com CRC-AL para a criação da Comissão do Cooperativismo Contábil e com a OAB-AL para a instituição da Comissão do Direito Cooperativo.

Também foi realizado o Encontro do Cooperativismo Alagoano (Encoopal), promovendo o encontro de mais de 200 cooperativas e o debate de estratégias e ações para o fortalecimento do segmento em Alagoas.

Para fomentar ainda mais o setor, foi lançado o programa Alagoas + Cooperativa, que visa integrar as ações de várias secretarias, órgãos e entidades.

Outra iniciativa da Sedics, por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, foram as Conferências Territoriais de Economia Solidária, realizadas em Delmiro Gouveia e Maragogi, que reuniu diversos atores sociais, empreendedores, gestores públicos e representantes da sociedade civil.

Os encontros debateram o papel da economia solidária no desenvolvimento socioeconômico, propondo políticas públicas que incentivem e consolidem práticas econômicas solidárias e sustentáveis.