Maceió, AL

30°C
Clear sky

Mais de mil usuários já foram atendidos pelo Sine Maceió, em janeiro

De dezembro do ano passado para este mês, órgão registrou um aumento de mais de 130% nos atendimentos
Matheus Gama conseguiu seu primeiro emprego após se cadastrar no Sine Maceió (foto: Gabriel Moreira)

O posto de atendimento do Sine Maceió já realizou mais de mil atendimentos de forma presencial somente neste mês de janeiro de 2023. Entre os serviços gratuitos procurados pelos usuários estão: orientações profissionais, agendamento do seguro-desemprego, cadastro de currículos e encaminhamentos dos profissionais para o mercado de trabalho.

Quando comparado ao mês anterior, o crescimento pode ser percebido. Em dezembro de 2022, foram atendidos 440 usuários de forma presencial no Sine Maceió; em janeiro de 2023, até o dia 26/01, foram atendidos 1.038 usuários no posto, uma elevação de mais de 130%.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


Secretário Municipal do Trabalho, Maurício Filho explica que o crescimento é uma reação ao incentivo da Prefeitura de Maceió na geração de emprego, trazendo mais empreendimentos para a capital e preparando os maceioenses para o mercado de trabalho.

“Os trabalhadores veem no Sine uma oportunidade de conquistar seu emprego e buscam qualificação profissional, melhorar seu currículo, buscam vagas de trabalho de forma mais assertiva, de acordo com suas experiências. E por outro lado, as empresas também sentem que podem contar com esse serviço gratuito para encontrar o profissional ideal”, acredita Maurício.

Processo seletivo

Foi o que ocorreu com Matheus Gama, 20 anos, que buscou uma vaga no Sine Maceió no início de janeiro, participou de um processo seletivo realizado na estrutura do posto de atendimento e garantiu seu primeiro emprego de carteira assinada como Técnico de Edificações, uma oportunidade que, segundo ele, vai trazer uma experiência para crescer profissionalmente.

“Estava à procura de emprego e sei que o Sine dá o apoio para quem está em busca de emprego. Fui até o Shopping Popular para ter um conhecimento das vagas que tinham disponíveis e foi perfeito. Conseguiram achar uma vaga que conciliava meu aprendizado. Isso mostra a dedicação que a equipe tem com as pessoas que estão procurando emprego. É uma experiência enorme e, além do lado profissional, vou crescer pessoalmente também”, afirma o jovem.

Trabalho conjunto

O papel do Sine Maceió é o de trabalhar em conjunto com os trabalhadores e as empresas parceiras, realizando esta interlocução, de forma gratuita.

José Alencar, CEO da empresa da área de construção civil que contratou o Matheus, também conhecia os serviços do posto de atendimento e procurou por saber da expertise da equipe para conseguir a mão de obra qualificada.

“Nós já temos experiência com o Sine há vários anos, em cada estado que a gente chega. Aqui em Maceió foi a melhor acolhida que tivemos. A estrutura oferecida aqui foi a melhor de todas, algo que em nenhuma outra capital a gente tem. Foi excelente mesmo”, reconhece o empresário.

Os serviços são gratuitos e podem ser acessados no posto do Sine Maceió, que fica localizado no 2º piso do Shopping Popular, no centro. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

PUBLICIDADE