Mais de 42 mil cães e gatos já foram vacinados contra a raiva pelos técnicos da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Deste total, 3.760 foram imunizados no final de semana, em bairros da parte baixa da capital.
O chefe especial da UVZ, Dario Guedes, reforçou que a campanha, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, é organizada para que a cobertura vacinal inclua todos os animais aptos a se vacinar.
“Iniciamos no último dia 11 de novembro com a oferta do imunizante nos bairros da parte alta e, agora, estamos contemplando os bairros da parte baixa para que todos tenham a mesma oportunidade”, destacou.
Vacinação no fim de semana
Nos dias 2 e 3 de dezembro, a UVZ seguirá imunizando cães e gatos da parte baixa da cidade. Jacintinho, Feitosa, São Jorge, Barro Duro e Serraria serão as localidades beneficiadas.
No sábado (2), os moradores do Jacintinho poderão levar os pets à Associação Aldeia do Índio, Caps Noraci Pedrosa, Escola Miran Marroquim, Grota do Cigano, Unidades de Saúde José Araújo e Waldomiro Alencar.
No bairro Feitosa, a imunização ocorrerá em dois locais: na Escola Estadual Maria das Graças e na Escola Estadual Pedro Teixeira.
No domingo (3), profissionais da UVZ estarão no São Jorge, na USF José Maria de Vasconcelos e na Associação Planalto Santa Rita; no Barro Duro, na Escola Pompeu Sarmento e na US Novo Mundo; e na Serraria, na UBS José Tenório.
A mobilização ocorrerá das 8h às 17h nos dois dias, com previsão de imunizar uma média de sete mil cães e gatos das regiões.
Recomendações aos tutores
Ainda de acordo com o chefe especial, não é necessário levar documentos para vacinar os animais. Basta que o tutor compareça a um dos pontos de vacinação levando o animal na guia ou na caixa de transporte.
Terminadas as ações do próximo fim de semana, a Saúde continuará percorrendo outros bairros de Maceió para disponibilização do imunizante, durante todo o mês de dezembro deste ano, concluindo a campanha em janeiro de 2024.