Mais de 100 cartões do auxílio-transporte já foram fornecidos pela Prefeitura de Maceió, no Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), localizado no Prado. O benefício concede gratuidade em 12 viagens de ônibus por mês por até 60 dias para pessoas que estejam desempregadas e apresentem a documentação exigida.
Diariamente, o Casa vem recebendo maceioenses que procuram o auxílio-transporte. Cerca de 420 cadastros já foram feitos e os cartões serão entregues no prazo de 15 a 20 dias, no equipamento da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).
“É muito importante esse auxílio, pois as pessoas que estão desempregadas recebem esse benefício para que possam pegar o ônibus para entregar os currículos nos pontos estratégicos da cidade, facilitando a vida da população. São pessoas que estão necessitando de apoio para ingressar no mercado de trabalho. A procura pelo auxílio-transporte está constante e, diariamente, recebemos este público”, pontuou a coordenadora do Casa, Marcia Melo.
As pessoas que quiserem obter esse auxílio podem ir até à Travessa Calabar, número 90, no Prado, ao lado da Praça da Faculdade, das 8h às 16h, munidos com Carteira de Identidade original e cópia, CPF original e cópia, comprovante de residência de Maceió, Carteira de Trabalho e/ou outros meios que comprovem a situação de desemprego.
Além desses, quem já possuir o Cartão Vamu na modalidade cidadão deve leva-lo no momento do cadastro.
Mercado de trabalho
Sem emprego há dois anos, Tassiana Maria, 31 anos, procurou a sede do Casa e garantiu o seu auxílio-transporte. A moradora da Cidade Universitária recebeu o cartão nesta terça-feira (13) e revelou que o benefício vai ajudar nesta busca por uma colocação no mercado de trabalho.
“Conheci o programa quando vim ao Casa. Então, trouxe meus documentos e fiz o cadastro. Estou à procura de emprego há dois anos. O auxílio-transporte vai me ajudar a me deslocar e levar os currículos para lugares mais distantes”, contou Tassiana.
A jovem Thaylanne Nayara, 25 anos, também está desempregada e procura emprego há cerca de cinco meses. Ela conta que soube do auxílio através da televisão.
“Eu fiquei sabendo do auxílio através de um programa de TV e vi que a Prefeitura de Maceió estava disponibilizando esse benefício para quem está desempregado, assim como eu. Já faz cinco meses que estou à procura de emprego, por isso vim hoje ao Casa dar entrada nesse auxílio que vai me ajudar muito a conseguir uma vaga no mercado de trabalho”, disse Thaylanne.
Na sede do Casa, o atendimento do auxílio-transporte se inicia às 8h da manhã com a entrega das fichas e orientações aos interessados em obter o benefício criado por meio de portaria conjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Além do auxílio-transporte para desempregados, a Prefeitura de Maceió informa que continua trabalhando para melhorar a mobilidade urbana do maceioense com a ampliação do Passe Livre Estudantil para alunos da região metropolitana, e a manutenção do Programa Domingo é Livre, que permite embarque gratuito para quem possui o cartão Vamu Cidadão.
Garante, ainda, a gratuidade nos transportes coletivos urbanos para maiores de 65 anos e a pessoas com deficiência, benefícios assegurados por lei.
As iniciativas fizeram com que o maceioense gastasse apenas 12,5% do salário-mínimo com transporte público em 2022, sendo o menor índice em 20 anos em Maceió, segundo levantamento do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM).