A Câmara de Vereadores de Maceió debateu sobre iniciativas para reduzir a vulnerabilidade feminina no município. Os legisladores também abordaram a necessidade de endurecer a punição aos agressores.
A vereadora Olívia Tenório ressaltou a importância de dar autonomia às mulheres, para que possam deixar o ambiente onde são vítimas de violência doméstica. Ela citou políticas públicas da Prefeitura.
Ela citou o Banco da Mulher, que dispõe de recursos para empreendedoras, o Emprega Mulher, com capacitação para o trabalho, o aluguel social Maria da Penha, além da prioridade em programas habitacionais.
Segurança da mulher
“Tive reunião com o delegado geral da Polícia Civil [Gustavo Xavier] e conversamos sobre como melhorar a segurança da mulher, para que tenha um pouco mais de tranquilidade para exercer suas funções”, afirmou.
A reivindicação por mais segurança foi acompanhada pela vereadora Fátima Santiago, ao cobrar uma mudança na legislação para dar eficácia à medida protetiva contra agressores.
Ela corroborou a fala de Olívia sobre a importância de ações do poder público para dar independência financeira às vítimas, mas alertou que o feminicídio continua em alta.
Empregabilidade
O vereador Jonatas Omena também lembrou que o Emprega Delas, da Secretaria Municipal do Trabalho, tem facilitado a entrada das mulheres no mercado de trabalho.