Maceió, AL

30°C
Clear sky

Maceió vai sediar Mundial Universitário de Vôlei de Praia e de Triathlon

Competições acontecem entre os dias 6 e 10 de setembro na Praia de Pajuçara e serão gratuitas, abertas ao público
Solenidade de abertura do Mundial de Triathlon será no dia 8 de setembro, quinta-feira, às 19 horas, na arena de competições da modalidade, na Praia de Pajuçara (foto: assessoria)

Maceió vai sediar, entre os dias 6 e 10 de setembro, dois Campeonatos Mundiais Universitários: de Vôlei de Praia e de Triathlon. As competições serão realizadas na Praia de Pajuçara, abertas ao público.

O Mundial Universitário de Triathlon está confirmado no Brasil desde 2020. A disputa será nos dias 09 e 10 de setembro, das 7h às 12h, nas categorias feminino, masculino, e também revezamento misto, na distância sprint: 750 metros de natação, 20 quilômetros de ciclismo e 5 quilômetros de corrida.

PUBLICIDADE


De acordo com a normativa da FISU, podem participar estudantes atletas de todo o mundo entre 18 e 25 anos, regularmente matriculados em uma Instituição de Ensino Superior.

Até o momento, participam da competição 120 atletas, de 20 países: Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Taipei Chinesa, República Tcheca, Estônia, Alemanha, Hungria, República Islâmica do Irã, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, Nepal, Polônia, Portugal, Suíça e Estados Unidos.

Dez anos depois

Já o Mundial de Vôlei de Praia estava incialmente programado para acontecer em Lake Placid, nos Estados Unidos, mas foi conferido ao Brasil pela FISU em 2022. O evento acontece de 06 a 10 de setembro, das 9h às 19h, exatamente 10 anos após a cidade de Maceió ter sido sede do mesmo mundial, em 2012.

Até o momento, participam da competição 175 atletas, de 24 países: Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Taipei Chinesa, Costa Rica, Croácia, República Tcheca, Finlândia, Alemanha, Hungria, Japão, Nova Zelândia, Polônia, Portugal, Porto Rico, Arábia Saudita, Eslováquia, África do Sul, Espanha, Suíça e Estados Unidos.

“Desde 2008 o Brasil entrou na rota dos mundiais universitários. De lá pra cá, a cada 2 anos (anos pares, anos de mundiais) o Brasil é sede de pelo menos umas das mais de 30 modalidades que a FISU realiza. Esse ano será ainda mais especial pois realizaremos dois mundiais após um período de interrupção causado pela pandemia de Covid”, destaca Luciano Cabral, presidente da CBDU.

“Por outro lado, Maceió tem se apresentado como a capital do Triathlon no Brasil, e os atletas vão encontrar um circuito tecnicamente perfeito e rodeado de inúmeras belezas naturais”, acrescenta.

Cerimônias de abertura

A cerimônia de abertura do Mundial de Vôlei de Praia acontecerá no dia 5 de setembro, segunda-feira, às 19 horas, na arena de competições de Vôlei de Praia, na Praia de Pajuçara (em frente ao hotel Enseada).

Já a solenidade do Mundial de Triathlon será no dia 8 de setembro, quinta-feira, às 19 horas, na arena de competições da modalidade, na Praia de Pajuçara.

A organização das competições é da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), com apoio da Prefeitura de Maceió.