Maceió, AL

30°C
Clear sky

Maceió vai ganhar novas lixeiras subterrâneas

Prefeito JHC esteve no Vergel do Lago e anunciou a instalação de mais equipamentos, agora no Benedito Bentes
Novas lixeiras são de fácil operação e manuseio para os profissionais que trabalham com os resíduos (foto: Itawi Albuquerque)

O prefeito de Maceió, JHC, anunciou nesta quarta-feira (7), a instalação de novas lixeiras subterrâneas para diminuir a poluição na capital alagoana. Os equipamentos já foram instalados no Vergel do Lago, na praia, e mais seis serão colocados no Benedito Bentes.

De acordo com o Município, as lixeiras garantem o aumento na quantidade e qualidade dos resíduos reciclados, além de diminuir a poluição por lixo na cidade. JHC esteve no Vergel e afirmou que os equipamentos são mais uma inovação em Maceió.

PUBLICIDADE


“Essas lixeiras subterrâneas são mais uma inovação da nossa cidade e aqui no Vergel são muito simbólicas, porque há três anos essa realidade era muito diferente. Essa região passava por um abandono total. Onde hoje estão os prédios, eram favelas, 3.500 barracos, as pessoas vivendo em condições desumanas, era um verdadeiro lixão a céu aberto. Esse lixo ficava acumulado, em meio a porcos, muita lama e isso trazia doenças para a população, que vivia invisibilizada”, disse.

JHC: “Essas lixeiras subterrâneas são mais uma inovação da nossa cidade e aqui no Vergel são muito simbólicas, porque há três anos essa realidade era muito diferente”

As novas lixeiras são de fácil operação e manuseio para os profissionais que trabalham com os resíduos, garantem melhoria no tráfego de pessoas e veículos nas áreas, protegem as estruturas de drenagem urbana, entre outros benefícios.

“Hoje a gente traz uma inovação, uma tecnologia para enfrentarmos os danos ambientais e as políticas públicas de gestão de resíduos do nosso município, além daquelas que já estamos fazendo, como o ecoboat, para cuidar da nossa lagoa, dos nossos mangues. Ampliamos a coleta e temos, o que não existia, 70 homens fixos aqui todos os dias. São caçambas, retroescavadeiras 24 horas e estamos fazendo também um trabalho de educação ambiental em toda nossa orla lagunar”, ressaltou.

Mudança de vida

Vanessa dos Santos é moradora do Vergel do Lago e afirmou que agora vive outra realidade.

“Aqui era um verdadeiro lixão, aqui a gente não ficava sem sentir mal cheiro. Agora está maravilhoso, estamos vivendo outra vida e não só na questão do lixo, mas também com os habitacionais. Nós mudamos de vida”, destacou.