Maceió, AL

30°C
Clear sky

Maceió tem a menor taxa de desemprego entre as capitais do NE

Turismo lidera criação de novas vagas, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua
Turismo alavanca criação de postos de trabalho em Maceió (foto: Secom Maceió)

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua Trimestral, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que Maceió é a capital com a menor taxa de desemprego de todo o Nordeste.

No último trimestre do ano passado, a capital alagoana reduziu a taxa de desocupação de 9,1% para 8,4%. O desempenho de Maceió supera o do Nordeste, onde o desemprego atinge 10,4% da população.

PUBLICIDADE


O setor de serviços, puxado pela explosão do turismo, é o grande responsável pela oferta de trabalho na cidade. O segmento, que engloba atividades como restaurantes, hotéis, lojas, salões de beleza e eventos, teve uma alta de 8,47% no período.

“O turismo é a nossa indústria riqueza, que gera empregos e distribui renda. Cada real deixado na cidade se espalha por uma grande cadeia econômica, que beneficia mercadinhos, padarias, oficinas e todo o pequeno comércio, em todos os bairros de Maceió”, detalhou o prefeito JHC.

Quanto mais visitantes a cidade recebe, mais consegue arrecadar e transformar esses recursos em investimentos, que beneficiam não apenas a parte baixa, mas também a parte alta, com a prestação de serviços em saúde, infraestrutura, iluminação e educação, por exemplo.

“Os gestores do passado disseram que a mineração era a riqueza de Maceió e ela provocou uma verdadeira tragédia. Nossa fonte de recursos, de trabalho, está no turismo”, ponderou JHC.

Destino em alta

Na atual alta estação, Maceió foi o destino mais procurado do Brasil em grandes plataformas de viagem, como Azul e Decolar.com, desbancando inclusive destinos consolidados como Rio de Janeiro e Salvador.

A expectativa é que Maceió encerre o mês de março com um saldo de mais de 1,5 milhão de visitantes, movimentando mais de R$ 3 bilhões de reais na economia local.