A Prefeitura de Maceió disponibilizou 60 Ecoletas, triciclos elétricos que vão substituir carroças movidas por tração animal na capital alagoana. Os veículos foram apresentados nesta quinta-feira (16) pelo prefeito JHC, durante o lançamento do programa.
“Estamos trazendo essa grande inovação para Maceió, que é a substituição da tração animal por esses triciclos, que são elétricos. Então os antigos carroceiros vão trabalhar agora em parceria com a Prefeitura de Maceió e vão usar esses triciclos para fazer a coleta desses volumosos”, anunciou JHC.
De acordo com ele, cada triciclo elétrico tem autonomia para rodar até 100 km. O prefeito também apresentou a estação de recarga que fará uso da energia solar, por meio de painéis instalados sobre o telhado da unidade.
JHC informou que a ação é resultado de uma parceria com os carroceiros, que serão habilitados pela CNH social, treinados e remunerados pela Prefeitura.
“No total, serão 60 veículos pra otimizar a coleta de lixo e acelerar o desenvolvimento sustentável na nossa cidade. Maceió agora é a capital da inovação e esse desenvolvimento não vai parar”, anunciou JHC, nas redes sociais.
Programa
Batizado de Ecoleta, o programa vai inserir os carroceiros cadastrados pelo município de Maceió no mercado de trabalho formal, além do incentivo à sustentabilidade e à proteção dos animais.
Um dos jovens beneficiados é Ricardo Santos, 22 anos. Ele trabalha com o transporte de resíduos na carroça desde os 14 anos e comemora por fazer parte do programa.
“Eu usava minha carroça para conseguir algo e, às vezes, voltava sem dinheiro para pôr algum alimento dentro de casa. Agora, com o programa, tenho uma renda fixa e posso voltar para casa sabendo que o sustento da minha família está garantido”, diz, citando outro benefício do programa.
“Com o triciclo elétrico, meu cavalo foi aposentado e doado para que alguém que vai continuar cuidado bem dele, mas sem fazê-lo carregar peso”, revela.
Ecoponto
O lançamento do programa Ecoleta foi realizado no Ecoponto da Gruta de Lourdes, que também foi entregue para a população, tornando-se o sexto equipamento deste tipo na capital.
No espaço será possível descartar de forma correta e gratuita móveis inservíveis, restos de poda de árvores e de construção civil (até um metro cúbico). O Ecoponto da Gruta se destaca por ser o primeiro do Brasil totalmente sustentável.
Além de incentivar o descarte correto, o equipamento possui triciclos elétricos para os transportadores de resíduos do Ecoleta, reuso da água da chuva para higiene e irrigação do ambiente, além de energia solar.
Os materiais descartados no Ecoponto serão separados e reutilizados no futuro. Por exemplo: o resíduo da construção civil será triturado e vai se tornar matéria-prima para obras da Prefeitura de Maceió.
Os restos de poda de árvores serão triturados e vão ser utilizados como adubo orgânico para novos plantios e a preservação do viveiro de mudas da capital alagoana. Além disso, os recicláveis vão continuar sendo coletados pelas cooperativas para manter a renda extra de mais de 170 famílias.
Além do novo Ecoponto da Gruta de Lourdes, Maceió já possui outros cinco equipamentos nos bairros Tabuleiro, Santa Lúcia, Pajuçara, Vergel do Lago e no conjunto Santa Maria, na Cidade Universitária.
A Prefeitura de Maceió, por meio da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), órgão responsável pela gestão dos equipamentos, planeja a instalação de outras unidades no Feitosa e Benedito Bentes.
Confira os endereços dos Ecopontos, que funcionam de domingo a domingo, das 6h às 18h:
Gruta: Rua Antônio Menezes de Araújo Lemos, 143 – Gruta de Lourdes;
Pajuçara: Rua Campos Teixeira, n°476;
Tabuleiro: Rua Botafogo, por trás do Posto de Saúde Dr. Ib Gatto Falcão;
Dique Estrada: Av. Governador Teobaldo Barbosa – Vergel do Lago;
Santa Lúcia: Avenida Oswaldo Ramos, 912 – Jardim Petrópolis;
Santa Maria: Av. Lourival Melo Mota, Conjunto Santa Maria, s/n – Cidade Universitária.
Com Assessoria