O Terminal de Passageiros do Porto de Maceió recebeu, na manhã desta segunda-feira (18), o navio Costa Pacífica, o primeiro da temporada de cruzeiros 2024/2025, que será a maior da história da capital alagoana.
Cerca de 3.800 passageiros foram recepcionados com ações do Porto de Maceió, da Secretaria Municipal de Turismo e da Secretaria Estadual de Turismo, além dos estandes de exposição de artesanato, comidas e bebidas típicas no Terminal de Passageiros.
A embarcação saiu da cidade do Recife, faz a primeira escala na capital alagoana e depois segue com destino a Salvador, sua parada final. Além da chegada ao Destino Alagoas nesta segunda (18), o Costa Pacifica fará uma nova conexão no dia 30 de março de 2025.
Durante o mês de novembro, o Porto de Maceió vai recepcionar 11 navios com 30 paradas de cruzeiros, que totalizam 148 mil leitos. O próximo navio a atracar será o MSC Orchestra, no dia 24 deste mês, às 8h.
Estudo
Segundo estudo feito pela Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros (Clia), é estimado que cada turista a bordo gere um impacto financeiro de R$ 606 no local de parada. Diante da pesquisa, se os leitos disponíveis forem ocupados, é esperado que sejam injetados mais de R$ 80 milhões na economia do estado com o fluxo de turistas que chegam através destes cruzeiros.
Até março de 2025, serão 30 paradas de embarcações, com número de leitos estimados em 148 mil. Ao todo, são 11 navios programados para atracar no Porto de Maceió, sendo eles: MSC Grandiosa (17 paradas), Costa Pacífica (2), Costa Diadema (2) Seven Seas Mariner (1), MSC Orchestra (2), Costa Deliziosa (1), Artania (1), Vile Vie Odissey (1), Volendam (1), MSC Seaview (1) e MSC Speldida (1).