Voltadas a atender meninas e meninos dos 7 aos 17 anos, duas unidades de acolhimento foram inauguradas, nesta quarta-feira (31), em Maceió. O prefeito da capital, JHC, fez a entrega dos equipamentos.
Com as unidades, o Município garante ambientes adequados para crianças que sofreram abandono, violência familiar ou outro tipo de violação de direito para que possam voltar ao convívio com suas famílias ou serem adotados.
“Essas crianças viviam em completo abandono, e nós resgatamos o novo conceito de desenvolvimento social. Esses equipamentos servem para acolher as crianças que tiveram seus direitos violados. Nós tínhamos profissionais maravilhosos, mas que não tinham ferramentas, instrumentos e locais adequados para poder proteger essas crianças”, disse o prefeito.
A Unidade de Acolhimento Acolher tem capacidade para atender 20 meninos e abriga atualmente 11 crianças. Já a Unidade Luzinete Coelho também tem capacidade para 20 meninas e conta com nove abrigadas.
As equipes técnicas dos abrigos são formadas por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, e educadores que fazem o acompanhamento dos acolhidos, desenvolvendo também atividades culturais, socioeducativas e recreativas.
“Esse é o quarto equipamento entregue. Agora os profissionais podem pensar em dar novos passos. A dignidade de quem trabalha e de quem vai viver aqui está resgatada. Essas crianças precisam de lazer e qualidade de vida, e tudo isso estamos trazendo com essas unidades de acolhimento que têm se tornado referência nacional”, concluiu JHC.