Maceió, AL

30°C
Clear sky

Maceió: professores apostam na soletração para incentivar leitura

Para acelerar processo de leitura, alunos de escola pública no Benedito Bentes disputam concursos em sala de aula
Aluno de escola durante concurso de soletração, em sala de aula

Professores da Escola Municipal Clemente Rocha, no Benedito Bentes, Maceió, apostam na soletração como estratégia para acelerar o processo de aprendizagem da leitura entre alunos do 1° ao 5° anos do Ensino Fundamental.

A iniciativa está na sua 6° edição. É através dela, que os alunos são incentivados a ler, ao participarem de concursos de soletração com os colegas de turma.

PUBLICIDADE


Os professores escolhem um tema em comum acordo com os alunos, selecionando palavras que se encaixem na temática proposta, para serem estudadas em sala de aula.

Depois do contato com as novas palavras, os estudantes as soletram e vão passando de níveis até serem selecionados nos 1°, 2° e 3° lugares, sendo premiados em cada uma das posições.

A professora Ana Maria, idealizadora da iniciativa, contou como tudo surgiu. “Iniciei o projeto pensando em desenvolver a sensibilidade deles à leitura, à empatia com o colega” explicou.

Ela reforçou que o projeto tem contribuído para o processo de alfabetização de uma forma lúdica e dinâmica. “A cada edição que realizamos, é um novo olhar e uma nova expectativa junto ao grupo”, detalhou.

As turmas que participam do Soletrar já começaram a apresentar avanços na leitura e na extensão do vocabulário, engajando-se nas ações propostas em sala de aula.