Maceió, AL

30°C
Clear sky

Maceió inicia uso de varredeiras elétricas para limpeza urbana

Equipamentos são capazes de atuar em diversas superfícies e realizar uma limpeza eficiente, mesmo em áreas extensas
Máquina, que é comandada por um gari, coleta resíduos pela vassoura central para um depósito com capacidade de 135 litros (foto: Ascom Sudes)

A Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes) iniciou o uso varredeiras elétricas na limpeza urbana de espaços como calçadão da orla, ciclovia e praças de Maceió. Segundo a Prefeitura, os equipamentos são capazes de atuar em diversas superfícies e realizar uma limpeza eficiente, mesmo em áreas extensas.

A máquina, que é comandada por um gari, coleta resíduos pela vassoura central para um depósito com capacidade de 135 litros. Conta com uma varredeira de sucção que garante a filtragem total de poeira fina, mesmo na ausência de água, liberando ar limpo no ambiente durante toda a operação.

PUBLICIDADE


PUBLICIDADE


O equipamento é ecologicamente correto, pois possui todas as suas funções elétricas e o seu ruído reduzido só aparece quando há contato das vassouras no solo, possibilitando, portanto, operação em período diurno e noturno.

Eficiência

Ronaldo Farias, superintendente da Sudes, afirma que Maceió está aperfeiçoando a limpeza urbana, trazendo equipamentos novos e tecnológicos, visando eficiência nos serviços realizados na capital.

“Fizemos uma viagem à São Paulo para conhecer práticas e tecnologias que dão certo em outras capitais do país. Sendo assim, temos muitos planos para Maceió. A cidade merece todo cuidado possível e iremos trabalhar intensamente para que isso seja feito. A varredeira elétrica irá facilitar alguns serviços de limpeza e beneficiar visitantes e maceioenses que buscam nossas belezas naturais”, disse.

No final do mês de novembro, a Sudes já havia posto em funcionamento o Caminhão Varredeira, equipamento similar a varredeira elétrica, mas com capacidade de remover do ambiente em que circula areia, folhas, galhos, embalagens descartadas incorretamente pelos transeuntes (como latas de alumínio e sacolas plásticas), entre outros resíduos.

“Foram equipamentos que a gestão da Sudes conheceu em um evento de tecnologia para limpeza urbana. Ambos possuem eficiência e economia nos serviços que realizam, sendo bastante úteis para nós. Trabalharemos para aperfeiçoar ainda mais nossos serviços e manter Maceió cada vez mais preservada”, completou o superintendente.

PUBLICIDADE