Para garantir maior conforto térmico, redução da poluição atmosférica e aumento da umidade relativa do ar, a Prefeitura de Maceió plantou 12 mil mudas de árvores nativas em diversos bairros.
A presença dos corredores verdes na cidade, além de melhorar o aspecto estético, fornece sombra, diminui a intensidade das pragas urbanas, mantém abrigo para pássaros e insetos polinizadores.
De acordo com a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), o plantio incentiva bons sentimentos como equilíbrio e harmonia em meio ao perímetro urbano.
Ipês, craibeiras e aroeiras
Entre as espécies mais usadas de plantas nativas estão, por exemplo, os ipês, craibeiras, Oitis, aroeiras, palmeiras, acácias imperiais, paus-brasil.
“A arborização traz muitos benefícios para a saúde dos moradores, além de melhorar a estética dos locais”, explica Karine Gabriela, bióloga e diretora de arborização da Alurb.
Ela lembra que o plantio de árvores é reduz a quantidade de gás carbônico liberados por indústrias e veículos, aumentando a presença de oxigênio para respiração das pessoas.
Plantios onde havia descarte de lixo
Os principais locais escolhidos pela Prefeitura para receberam a arborização são os pontos crônicos de descarte irregular de lixo, em diversos bairros.
“Com essa substituição, do lixo pelas árvores, a população ganha novos hábitos positivos e uma responsabilidade com o meio ambiente”, completou a diretora.