Maceió, AL

30°C
Clear sky

Luciano Josué, gari que limpa a praia e estuda Geografia na Ufal

Sonho do profissional é empreender, empregar pessoas e facilitar a geração de renda para sustento de familiares
Universitário Luciano Josué é um dos responsáveis pela limpeza da orla de Maceió

Luciano Josué (27) é o único gari da empresa para a qual trabalha a conseguir vaga numa universidade pública. Um dos responsáveis pela limpeza da orla de Maceió, ele até já sofreu preconceito por causa de seu ofício, mas atualmente é tratado com muito respeito.

“Sofri preconceito de várias pessoas, inclusive de familiares. Hoje, eles veem a minha profissão de uma forma diferente, com admiração e respeito”. Além deles, muitos turistas que visitam as praias me elogiam e isso me dá força para fazer um bom trabalho”, disse.

PUBLICIDADE


Cheio de sonhos, ele sabe que conhecimento é poder e acredita que a educação pode abrir portas. “Eu senti a necessidade de estudar mais para conquistar espaço, pois acho que conhecimento é poder. A sensação de ter atingido meu objetivo é inexplicável”, revelou Luciano.

À assessoria de comunicação da Sudes, ele explicou que deseja, algum dia, ser empresário da mesma área em que atua atualmente. “Irei empregar as pessoas e permitir que elas possam gerar renda, cuidar de suas famílias e sonhar com dias melhoras”, comentou o profissional.

Segundo ele, sempre que possível, explica aos amigos a importância de se estudar e de aprender coisas novas. No dia dedicado ao gari – sim, hoje é dia do gari! – Luciano Josué reforça que a sensação de de ter atingido o seu objetivo (educacional) é inexplicavel”.

Ele se refere ao curso de Geografia, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A vaga foi conquistada por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2020. Na empresa em que trabalha, ele é o único a ter conseguido passar no “vestibular”.

Mais de 1.000 garis trabalham na limpeza das ruas de Maceió, segundo dados da Prefeitura. São responsáveis por manter o bem-estar e a saúde da população, ao manter as áreas públicas limpas.

Com informações da Sudes/Prefeitura de Maceió